Depois de passarmos pela triste experiência da COVID 19, realizamos no último domingo (10), a 2ª Romaria do Terço dos Homens ao Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica em Baependi/MG, a partir da motivação do nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e iniciativa da coordenação diocesana. O tema desta 2ª Romaria foi: “Homens com o Terço nas mãos, fé no coração e um grande desejo de missão. Ide e fazei Díscipulos meus!”
Às 9h, em frente a Igreja do Rosário, os grupos foram recebidos com um farto café da manhã preparado com muito carinho pelo grupo paroquial do Terço dos Homens. Em seguida, levando conosco o grande terço (o maior terço do mundo), cantando e rezando, nos direcionamos ao Santuário da Beata Nhá Chica onde fomos recebidos pelo Reitor, Pe Edson Pereira de Oliveira, e celebramos a Santa Missa presidida pelo diretor espiritual do movimento, Pe Elberson de Andrade (Pe Taquinho). Depois tivemos o almoço, preparado pelas irmãs Franciscanas do Senhor, e, após o almoço, uma pregação foi realizada pelo seminarista Henrique. No final do encontro com as orientações foram apresentados os novos coordenadores e realizamos a oração do Terço.
“Resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.” Esta é a missão do movimento do Terço dos Homens onde homens se reúnem para rezar o Santo Terço nas paróquias e comunidades em sintonia com os apelos e as intenções da Igreja.
Este movimento começou em 1936, quando o Frei Peregrino, em missão na cidade de Itabi (SE), convidou homens para a oração do Santo Terço. Aos poucos, espalhou-se por todo o Brasil: em 1997, chegou a Pernambuco; em 2003, a Fortaleza (CE), e continua expadindo. Em nossa Diocese, todas as paróquias posuem o grupo do Terço dos Homens que se reúnem semanalmente para rezaram o Santo Terço na intenção das famílias, da Igreja e do Santo Padre, o Papa.
A oração do Terço vai além da devoção mariana. É um itinerário de fé, uma jornada cristológica e um compromisso com a Palavra de Deus. “O Terço é uma contemplação do rosto de Cristo. Quem reza o Terço está com os olhos fixos em Jesus, como os olhos de Maria estiveram sempre fixos em Cristo. E quem está com os olhos em Jesus sabe viver, sabe enfrentar as dificuldades da vida”, enfatiza Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Movimento doTerço dos Homens no Brasil. Segundo o arcebispo, “a recitação do Terço tem sido, em nosso Brasil, um grande instrumento de evangelização, porquanto é uma forma eficaz de contemplar os principais mistérios da fé, aprofundando um encontro pessoal e comunitário com Cristo, sempre na companhia de Maria.”
Enfim, foi um domingo especial, diferente, alegre, festivo e de muita vivência da fé. E, esta 2ª Romaria Diocesana além de significar um coroamento dos trabalhos deste ano de 2023, nos motivou ainda mais a permanecermos firmes na fé, pois vemos que estamos unidos a muitos irmãos pela oração com um só desejo que o: “Terço dos Homens: seja presença e sinal de fé, de oração e evangelização.”
Pe Elberson de Andrade ( Pe. Taquinho) – Diretor Espiritual do Movimento do Terço dos Homens
Imagens cedidas pelo Movimento do Terço dos Homens






























