Diocese
da Campanha

/
/
/
Romaria Diocesana do Terço dos Homens ao Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica

Romaria Diocesana do Terço dos Homens ao Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica

capaDepois de passarmos pela triste experiência da COVID 19, realizamos no último domingo (10), a 2ª Romaria do Terço dos Homens ao Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica em Baependi/MG, a partir da motivação do nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e iniciativa da coordenação diocesana. O tema desta 2ª Romaria foi: “Homens com o Terço nas mãos, fé no coração e um grande desejo de missão. Ide e fazei Díscipulos meus!”

Às 9h, em frente a Igreja do Rosário, os grupos foram recebidos com um farto café da manhã preparado com muito carinho pelo grupo paroquial do Terço dos Homens. Em seguida, levando conosco o grande terço (o maior terço do mundo), cantando e rezando, nos direcionamos ao Santuário da Beata Nhá Chica onde fomos recebidos pelo Reitor, Pe Edson Pereira de Oliveira, e celebramos a Santa Missa presidida pelo diretor espiritual do movimento, Pe Elberson de Andrade (Pe Taquinho). Depois tivemos o almoço, preparado pelas irmãs Franciscanas do Senhor, e, após o almoço, uma pregação foi realizada pelo seminarista Henrique. No final do encontro com as orientações foram apresentados os novos coordenadores e realizamos a oração do Terço.

“Resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.” Esta é a missão do movimento do Terço dos Homens onde homens se reúnem para rezar o Santo Terço nas paróquias e comunidades em sintonia com os apelos e as intenções da Igreja.

Este movimento começou em 1936, quando o Frei Peregrino, em missão na cidade de Itabi (SE), convidou homens para a oração do Santo Terço. Aos poucos, espalhou-se por todo o Brasil: em 1997, chegou a Pernambuco; em 2003, a Fortaleza (CE), e continua expadindo. Em nossa Diocese, todas as paróquias posuem o grupo do Terço dos Homens que se reúnem semanalmente para rezaram o Santo Terço na intenção das famílias, da Igreja e do Santo Padre, o Papa.

A oração do Terço vai além da devoção mariana. É um itinerário de fé, uma jornada cristológica e um compromisso com a Palavra de Deus. “O Terço é uma contemplação do rosto de Cristo. Quem reza o Terço está com os olhos fixos em Jesus, como os olhos de Maria estiveram sempre fixos em Cristo. E quem está com os olhos em Jesus sabe viver, sabe enfrentar as dificuldades da vida”, enfatiza Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Movimento doTerço dos Homens no Brasil. Segundo o arcebispo, “a recitação do Terço tem sido, em nosso Brasil, um grande instrumento de evangelização, porquanto é uma forma eficaz de contemplar os principais mistérios da fé, aprofundando um encontro pessoal e comunitário com Cristo, sempre na companhia de Maria.”

Enfim, foi um domingo especial, diferente, alegre, festivo e de muita vivência da fé. E, esta 2ª Romaria Diocesana além de significar um coroamento dos trabalhos deste ano de 2023, nos motivou ainda mais a permanecermos firmes na fé, pois vemos que estamos unidos a muitos irmãos pela oração com um só desejo que o: “Terço dos Homens: seja presença e sinal de fé, de oração e evangelização.”

Pe Elberson de Andrade ( Pe. Taquinho) – Diretor Espiritual do Movimento do Terço dos Homens

Imagens cedidas pelo Movimento do Terço dos Homens

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos