A Pastoral Afro Brasileira (PAB) da diocese da Campanha realizou no domingo, dia 19 de novembro, a sua Primeira Romaria da PAB ao Santuário onde se encontra sepultado o beato Padre Victor, sob o tema: “Aos pés do negro Padre Victor, com os corações ardentes”. A romaria contou com um café de acolhida dos romeiros, a Santa Missa com animação de agentes da PAB, apresentação da Congada, sorteio e entrega de brindes ofertados pela Associação Padre Victor.
Na ocasião, os agentes da PAB realizaram a Abertura da Semana da Consciência Negra na diocese da Campanha. A missa foi presidida pelo padre Alex José Adão, com participação também dos diáconos Geraldo, Laécio, Alessandro e Vitor, assessor da PAB e dos Seminaristas Dirceu e Leonardo. Com o Evangelho sobre os talentos, meditaram sobre a importância do negro colocar seus valiosos talentos em prática, inclusive a favor das demais vítimas do racismo e na promoção das belas heranças da cultura e da piedade popular dos pretos no mundo de hoje.
Foi uma liturgia muito animada, com cantos coordenados pelo maestro Célio, em ritmos afro-brasileiros, danças e demais ações simbólicas próprias dos descendentes dos povos africanos.
Que o beato padre Victor e N. Sra. Aparecida intercedam por todos os que participaram desta romaria, inclusive daqueles que se empenharam (sobretudo a senhora Eva, coordenadora diocesana da PAB e os membros do grupo Resista Varginha) pela bela festa que encheram os olhos e os corações de todos da alegria e da força do Reino de Deus.
Pe. Alex José Adão