Visita Pastoral de D. Pedro Cunha Cruz na Paróquia de São Tomé - São Thomé das Letras / MG

111Nos dias 16 e 17 de setembro nos alegramos com a presença do nosso Pastor e Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, em sua Visita Pastoral à nossa Paróquia de São Tomé. Dom Pedro e o seminarista Iury, foram recebidos por mim na casa paroquial, na fresca manhã de sábado, onde tomamos um bom café.

Às 9:30 - nosso Bispo  realizou a sua primeira atividade pastoral realizada na Casa do emprego e Renda, um encontro com as autoridades  e representantes  dos vários segmentos de nosso Município de São Thomé das Letras: (a Sra. Mariza Maciel,  Prefeita Municipal;  o Sr. Tomé Alvarenga, Vice Prefeito; a Presidente  da Câmara Municipal  a  Sra. Rosilda, e de todos os demais Vereadores;  o Sr. Gláucio, Secretário da Educação Municipal e a  Sra. Joselda , Diretora da Escala Estadual; a Dra. Ana Aurelia, representando o Gestor municipal da Saúde; o  Sr. Luiz , Comandante a Guarda Municipal; o Sr. Wilson,  Secretário da Cultura  e os  representantes do Meio Ambiente e da Cultural e de  outras instituições locais – da  Emater,  da Apae,  da Creche Municipal, Asilo, de outros segmentos e como de  outras pessoas que se fizeram presente nesta ocasião).

Em seguida deu a oportunidade para todos se apresentarem e relatarem sobre as suas atividades e os setores para a que ele pudesse conhecer a e estar inteirado sobre a realidade administrativa.  Fez suas observações em vários aspectos (Educação, Saúde, Segurança, Cultura e Meio Ambiente), sobre a educação infanto-juvenil e a importância de uma boa educação integral; citou a necessidade da proteção de Nossa Casa; falou de outros temas sociais, políticos, religiosos e culturais. Houve por parte do nosso Bispo, a motivação, às demais autoridades para que possam atuar em benefício do bem estar de todos e assim, pudessem trabalharem e lutar em favor da Vida, baseados nos ensinamentos e exemplos de Cristo. Dom Pedro agradeceu a presença e deu sua benção às pessoas presentes.

Às 11:00 - o Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, reuniu-se e almoçou com alguns padres da nossa Forania Nossa Senhora dos Campos. Neste encontro foram apresentados alguns temas referentes a nossa Forania e alguns assuntos relacionados às pastorais e a algumas questões sacramentais. Um encontro rápido, mas fraterno e produtivo.

Às 14:00 -  D. Pedro, reuniu-se com as pessoas que trabalham com a Iniciação Cristã:  (Bastimo, Eucaristia e Crisma), dando a oportunidade de a todos se apresentarem e se manifestarem sobre suas experiências como catequistas, vivências e suas dúvidas em relação aos demais Sacramentos -  relatando assim as dificuldades encontradas - principalmente a crescente ausência, apoio  e testemunhos  dos pais, e como também de uma catequese bem estruturada e D. Pedro falou a importância da catequese Neo Catecumenal,  a ser implantada e vivenciada em nossa Diocese,  tendo uma formação sólida e permanente. D. Pedro agradeceu as catequistas pela presença e dedicação nesta missão assumida e desempenhada.

Às 15:00 – D. Pedro se reuniu com os representantes de Pastorais, dos Movimentos e das Comunidades de nossa Paróquia.  Ele escutou os coordenadores de cada pastoral, de cada movimento e das diversas comunidades.  Ele procurou conhecer mais a realidade das comunidades:  a localidades, os números de famílias e a participação das mesmas nas celebrações e movimentos das devidas comunidades.

Às 19:00 - D. Pedro presidiu a Missa na igreja Matriz de São Tomé, concelebrei com o Sr. Bispo com a participação de paroquianos e de alguns turistas. D. Pedro destacou da importância desse contato mais próximo com as paróquias e suas respectivas comunidades, o que lhe permite conhecer as diferentes realidades do povo de Deus confiado ao seu ministério episcopal.

No dia 17, domingo, às 09:00 - Dom Pedro, presidiu a Missa na Capela de Nossa Senhora do Rosário, concelebrei com ele, e com boa participação do fiéis. Nesta ocasião aconteceu a Investidura de 17 (dezessete) novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a Renovação, deste mesmo Ministério Extraordinário de outros 07 (sete) Ministros.

E em seguida, às 15:00 -  D. Pedro visitou a Comunidade Rural do Sobradinho, acompanhado por mim e por algumas pessoas. Às 16:00 - Dom Pedro presidiu a Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Guia, na mesma Comunidade, onde concelebrei com ele, houve boa participação dos fiéis da comunidade e a presença de algumas autoridades presentes.

A Comunidade e eu agradecemos pela Visita Pastoral realizada pelo nosso Bispo Diocesano da Campanha, D. Pedro Cunha Cruz, e pela presença alegre deste Pastor pelas palavras e orientações, pela segurança e pela motivação  que tanto nos confortou e  nos animou. Em todas as suas atividades pastorais e Celebrações Eucarísticas nesta Paróquia, D. Pedro destacou   em que consiste a visita pastoral. Assim, aconteceu e houve o encerramento da desta Visita Pastoral.  Confiando nas Graças de Deus e esperançosos de dias melhores para nossa Paróquia.

E destacamos também a presença do seminarista Iury que colaborou com preparação das Celebrações Eucarística desta visita, do qual o agradecemos.

sao-tomePARÓQUIA DE SÃO TOMÉ APÓSTOLO

Praça Barão de Alfenas, 70 – Centro – Telefone: (35) 3237-1233