SINODO 2021 - 2023

Relatório-Sintese da Escuta Sinodal da Diocese da Campanha/mg

Equipe Diocesana de Animação do Sínodo envia à Equipe Nacional o relatório-síntese da Escuta Sinodal realizada na Diocese da Campanha

WhatsApp Image 2022-08-03 at 14.29.14No início desta semana a Equipe Diocesana de Animação do Sínodo na Diocese da Campanha enviou à Equipe Nacional, junto à CNBB, o relatório-síntese da Escuta Sinodal pedida pelo Papa Francisco e realizada na nossa Diocese da Campanha, após aprovação do mesmo pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz.

Esta equipe foi nomeada por Dom Pedro em setembro do ano passado, quando a Secretaria Geral do Sínodo, em Roma, junto à Santa Sé, enviou às conferências episcopais e dioceses de todo o mundo o vade-mecum (expressão latina que significa literalmente “vai comigo” e quer dizer “aquilo que se deve trazer sempre consigo ao longo de um processo”), contendo um grande inquérito, com uma questão fundamental e outros 10 blocos de perguntas, a ser estudado, inculturado e adaptado a cada realidade nacional e diocesana, a fim de promover nesta primeira fase do sínodo um amplo processo de escuta popular.

Em 10 de outubro de 2021, o Papa Francisco inaugurou este processo em Roma e no domingo seguinte, 17 de outubro de 2021, em todas as paróquias de nossa Diocese da Campanha celebrou-se a abertura do processo sinodal 2021-2023.

A Equipe Diocesana de Animação do Sínodo reuniu-se diversas vezes, presencial e remotamente, estudou o material recebido, estabeleceu etapas e empenhou-se em promover a Escuta Sinodal.

Primeiramente foi disponibilizado o link de um questionário aberto, ao qual, 55 pessoas responderam, oferecendo assim, por sua diversidade, uma amostra do pensamento das pessoas do sul de Minas acerca do caminho atual da Igreja. Com base nestas respostas, a equipe passou a elaborar as opções de múltipla escolha que apareceram então no questionário agora disponibilizado a todas as pessoas. Embora quase todas as questões apresentassem opções de múltipla escolha, havia sempre a opção “outra”, onde os fiéis poderiam expressar com liberdade, verdade e coragem as suas convicções sobre o assunto em questão.

Desde o domingo da Divina Misericórdia, 24 de abril até o dia 25 de junho de 2022, 5.151 pessoas responderam livremente ao questionário disponibilizado on-line num formulário do Google e em algumas paróquias ou ocasiões também disponibilizado de forma impressa.

O conjunto das mais de 5 mil respostas gerou um relatório muito significativo, quer nas suas respostas objetivas, quer nas subjetivas. De posse deste vasto material, a equipe pôs-se a sintetizar as múltiplas respostas, cuidando de realizar mais do que um processo de síntese, uma verdadeira escuta dos clamores e demandas das pessoas que se expressaram das mais variadas formas.

A síntese que ora foi enviada à CNBB é, com certeza, limitado, pois não contempla as questões estritamente internas à Diocese da Campanha. Estas serão, segundo o Pe. Jean Poul, coordenador da Equipe de Animação do Sínodo em nossa diocese, oportunamente enviadas ao bispo, ao conselho de formação presbiteral, ao conselho diocesano de pastoral, à pastoral presbiteral etc.

Contudo, no dizer de Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo, o relatório “desenha o perfil perfeito do que é nosso povo, nossa Igreja e nossa cultura”.

Dom Pedro destaca ainda quatro “aspectos bem sublinhados pelos fiéis, como sinais urgentes de mudança:

1 – superação do clericalismo;

2 – superação do “grupismo”;

3 – proximidade do clero em relação ao povo de Deus;

4 – formação permanente aos leigos”.

A secretária diocesana de pastoral e também secretária da Equipe Diocesana de Animação do Sínodo, Mirian de O. Christiano, afirma: “Amei a expressão de Dom Pedro: ‘sinais urgentes de mudança’! É na Igreja inteira, então que comece por nós!”.

A Ir. Josielma, que também compõe a equipe, representando a Vida Religiosa Consagrada, disse: “De fato, são urgentes essas mudanças, a começar por cada um de nós, nossas famílias e comunidades. O testemunho que podemos dar de uma Igreja que caminha junto, faz a mudança acontecer no todo”.

Já o Pedro H. Mendonça Fernandes, vice-coordenador da Equipe de Animação do Sínodo afirmou: “A escuta sinodal ampliou muito nosso olhar”. E sugeriu: “Penso que as pastorais em âmbito diocesano deveriam lê-la e se perguntar: o que esta escuta nos diz? Que mudanças nos convida a efetivar e que passos podemos dar para responder às demandas apresentadas?”.

Você também pode acessar aqui o relatório-síntese e colocar-se diante dele buscando tornar-se um cristão (leigo/a, ministro ordenado ou religioso/a consagrado/a) melhor. Isto, com certeza, redundará numa comunidade melhor, numa Igreja melhor e num mundo melhor. Seja você a mudança que quer ver no mundo.
 

Escuta Sinodal na Diocese da Campanha chega a fase mais ampla e afirma: “A Igreja quer ouvir você”

Desde que foi constituída, em setembro de 2021, a Equipe Diocesana de Animação do Sínodo 2021-2023 vem se reunindo e trabalhando para o despertar da sinodalidade, a formação sinodal e, sobretudo, a realização da Escuta Sinodal em nossa diocese da Campanha.

Um primeiro esboço do questionário virtual foi elaborado a partir do amplo questionário enviado pela Secretaria Geral do Sínodo, do Vaticano, e disponibilizado para uma amostra de pessoas. Foram obtidas 55 respostas. Uma amostra muito expressiva do que pensam as pessoas de dentro e de fora da Igreja Católica no sul de Minas.

A partir destas respostas, que foram abertas, a equipe elaborou as opções constantes no questionário – agora mais objetivo, sem ser fechado – que a partir de agora passa a estar ABERTO A TODAS AS PESSOAS que quiserem participar, dando suas respostas no formulário on-line.

Até o dia 25 de junho VOCÊ PODE PARTICIPAR, acessando o formulário no link abaixo:

WhatsApp Image 2022-04-25 at 21.44.21

 

 

Equipe Diocesana de Animação do Sínodo fez arrastão da sinodalidade na Missa do Crisma, em Campanha

WhatsApp Image 2022-04-25 at 21.47.36Por ocasião da grande afluência de clero e povo à Catedral de Santo Antônio da Campanha para Missa do Crisma, ou Missa da Unidade Diocesana – depois de dois anos de acesso restrito – na manhã da Quinta-feira Santa, dia 14 de abril próximo passado, a Equipe Diocesana de Animação do Sínodo fez um arrastão da sinodalidade.

Após a oração pós-comunhão, no momento habitual dos avisos, o vice-coordenador da equipe, Pedro Henrique M. Fernandes, fez uso da palavra para recordar e motivar os presentes ao compromisso e participação no processo diocesano de escuta sinodal. Enquanto isso, os demais membros da equipe colocaram nas mãos de todos os presentes na Catedral um folder com informações básicas sobre o Sínodo convocado pelo Papa Francisco, aberto em Roma e nas nossas dioceses e paróquias em outubro passado e que culminará na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma, em outubro de 2023.

No processo sinodal, o Papa Francisco quis que em todas as Igrejas do mundo se promovesse alguma forma escuta das pessoas de dentro e de fora da Igreja. Este será, sem dúvida alguma, o maior processo de escuta já realizado na Igreja. Uma questão fundamental e dez blocos de questões foram enviados pela Secretaria Geral do Sínodo, do Vaticano, para serem adaptadas às realidades locais.

Na ocasião do arrastão, Pedro, comunicou em nome da equipe que no Domingo da Misericórdia, 23 de abril, o questionário estará disponível no site da diocese (www.diocesedacampanha.org.br) para que se comesse e motive a maior parte do Povo de Deus responda ao questionário on-line.

Depois de realizada a escuta, a equipe diocesana resumirá os dados colhidos num relatório de até dez páginas que deverá ser enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, que reunirá num único e amplo relatório toda a escuta do Brasil. Em seguida, os relatórios serão reunidos por continentes e enfim, darão origem ao Instrumento de Trabalho que será utilizado pelos bispos na assembleia de outubro de 2023.

O folder estará disponível na Secretaria Diocesana de Pastoral, com a Mirian, após prévia encomenda das paróquias de nossa diocese. Não fique de fora! Converse com seu pároco, vigário, diáconos, seminarista, religioso ou religiosa e participe dessa grande escuta da voz do Espírito na Igreja, povo de Deus.

 

EQUIPE DIOCESANA DE ANIMAÇÃO DO SÍNODO 2021-2023 FAZ A PRIMEIRA REUNIÃO

WhatsApp Image 2021-10-13 at 14.38.41

Na noite de ontem, dia 12, a equipe diocesana de Animação do Sínodo 2021-2023 reuniu-se virtualmente para planejar as ações de divulgação e promover a participação de toda Diocese neste tempo especial de escuta convocado pelo Papa Francisco.

No primeiro momento, pe. Jean Poul, coordenador diocesano de pastoral e da equipe de animação, conduziu a mística da noite convidando a rezarem juntos pedindo as luzes do Espírito Santo e a oração oficial do Sínodo. Depois, os participantes se apresentaram de um jeito bem descontraído, revelando um pouco de cada um e como esperam ajudar com os objetivos da equipe.

A primeira reunião não teve uma pauta determinada, foi apenas com a intenção da equipe se conhecer e interagir, no entanto, uma “chuva de ideias” surgiu, com ações a curto, médio e longo prazo que serão executadas a seu tempo. Por ora, a equipe vai focar na abertura do Sínodo, na divulgação de sua definição, seus objetivos e como todos os nossos diocesanos poderão participar.

Reiterou-se a necessidade da preparação com antecedência da abertura oficial nas paróquias, em todas as missas dos dias 16 e 17, inclusive nas comunidades. A equipe diocesana de liturgia inseriu as orientações no próprio folheto litúrgico, como já enviado às paróquias e padres.

Dentre as várias ações, um roteiro celebrativo para as comunidades rurais e forças-vivas diocesanas será preparado e enviado na próxima semana, para que além de participar do processo de escuta, todos possam rezar pelo Sínodo, em comunhão com toda a Igreja no mundo.

Ao encerrar a reunião, pe. Jean compartilhou um lindo poema de Dom Pedro Casáldaliga sobre Nossa Senhora Aparecida e rezaram a Ave-Maria.

E você, o que já sabe sobre o Sínodo 2021-2023? Não deixe de celebrar com sua comunidade no final de semana, ou na impossibilidade de ir à missa, assista a abertura na Catedral Santo Antônio, em Campanha, presidida por nosso bispo diocesano, Dom Pedro, no dia 17 de outubro às 10h e que será transmitida em todas as mídias sociais da diocese.

Sínodo 2021-2023, por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

Equipe Diocesana de Animação do Sínodo 2021-2023

NOMEADA EQUIPE DIOCESANA DE ANIMAÇÃO DO SÍNODO DOS BISPOS

WhatsApp Image 2021-10-05 at 16.55.26

O Papa Francisco convocou para outubro de 2023 a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que tratará do tema da própria sinodalidade da Igreja, “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. E para esta assembleia, o Papa deseja que o sínodo comece com um processo mais eficaz de escuta das Igrejas locais. Por isso, o Sínodo constará de três etapas:

1) Nas Igrejas Locais: de outubro de 2021 a março de 2022;

2) Nos continentes: de setembro de 2022 a março de 2023;

3) Universal: em outubro de 2023.

Para a realização específica da primeira etapa cada bispo deverá nomear uma Equipe Diocesana de Animação do Sínodo que possa atuar como ponto de referência e de ligação com a Conferência Episcopal e que acompanhe a consulta na igreja particular em todas as suas etapas, bem como o retorno, após a assembleia Sinodal de outubro de 2023.

São atribuições da equipe: Promover a animação do processo Sinodal em nível Diocesano; Promover o envolvimento de todas as forças-vivas das dioceses; Promover experiências formativas sobre o tema do Sínodo; Organizar as atividades de abertura e a reunião diocesana pré-sinodal.

Dessa forma, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, nomeou um grupo de pessoas representando todos os estados de vida presentes na diocese, são elas:

- Edson Cassiano Lopes, estagiário na Paróquia São Francisco de Assis, de Guapé;

- Irmã Josielma de Jesus, das irmãs de N. Sra. do Bom Conselho, residente na Paróquia N. Sra. da Conceição, de Itanhandu;

- Pe. Jean Paul Hansen (coordenador da equipe), da Paróquia N. Sra. da Conceição de Careaçu e coordenador diocesano de pastoral;

- Pe. José Roberto de Souza, da Paróquia N. Sra. da Soledade, de Soledade de Minas e assessor do Conselho Diocesano de Ação Social, o CODIAS;

- Karoline Tavares da Silva Oliveira e Weber José Lima, casal cristão da Paróquia N. Sra. do Rosário, de Varginha;

- Mariana Bueno Moreira, da Paróquia do Mártir São Sebastião, de Varginha e agente da coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação;

- Marília Aparecida Nogueira Martins Leal (2ª secretária da equipe), da Paróquia N. Sra. dos Remédios, de Caxambu e coordenadora diocesana da Pastoral da Educação;

- Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento (1ª secretária da equipe), da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Três Corações e secretária diocesana de pastoral;

- Paulo Sérgio da Silva, da Paróquia Santa Maria de Baependi e coordenador do Conselho Diocesano das Novas Comunidades de Vida e Aliança;

- Pedro Henrique Mendonça Fernandes (vice coordenador da equipe) da Paróquia N. Sra. D'Ajuda, de Três Pontas e coordenador diocesano da Catequese;

- Renata Maria Batista Cunha e Sérgio Augusto Cunha, casal cristão (ele candidato ao diaconato permanente), da Paróquia Catedral de Santo Antônio da Campanha, representante da Pastoral Familiar da Forania N. Sra. das Fontes;

- Tobias de Oliveira Coelho, seminarista da Etapa da Configuração, natural da Paróquia N. Sra. do Carmo, de Campos Gerais.

No mês de setembro foram publicados o Questionário e o Vade mecum, documentos preparatórios do Sínodo. Nos dias 9 e 10 de outubro acontecerá a abertura em Roma e a partir daí, acontecerão lives de apresentação, abertura nas dioceses e o processo de Escuta nas Igrejas Locais.

Como consta da nomeação oficial, “que os trabalhos da equipe sejam conduzidos pelo Espírito Santo, a fim de colhermos abundantes frutos desta experiência sinodal”.

 

Abertura Diocesana do Sínodo 2021-2023

capa

Dom Pedro Cunha Cruz preside solene celebração eucarística que marcou a abertura da etapa diocesana do sínodo

O bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz presidiu, na manhã deste domingo, 17 de outubro, na Catedral Santo Antônio, em Campanha, celebração eucarística que marcou abertura da fase diocesana do Sínodo 2021-2023. Concelebraram a missa: o pároco, cônego Bruno César Dias Graciano; e o pe. Bruno dos Santos Moreira, vigário paroquial e reitor do Seminário Propedêutico São Pio X. A animação da missa ficou a cargo do grupo musical Shalom.

A abertura solene foi realizada em Campanha, e todas as comunidades foram motivadas a realizar, em nível paroquial, a celebração de abertura. Foi um gesto de unidade com toda igreja do Brasil e do mundo. A proposta elaborada pela equipe diocesana da Pastoral Litúrgica foi que cada paróquia preparasse um local onde foi colocado o evangeliário e o símbolo do Espírito Santo. E as paróquias se esmeraram no capricho, como você pode acompanhar no canal da Pascom diocesana no Instagram fotos de diversas comunidades diocesanas: https://www.instagram.com/pascomdiocesedacampanha/ . A Pascom também incentivou a formação de uma rede de comunicação para a transmissão da missa de Campanha: as paróquias que não transmitiram missa no horário foram convidadas a compartilhar em suas redes sociais a celebração direto da catedral.

O Sínodo dos bispos

Inicialmente o sínodo estava agendado para o próximo ano. Mas foi adiado para 2023. Como o mundo ainda está em processo pandêmico, o santo Padre oportunizou, em meio à adversidade do Covid-19, uma proposta inédita para o sínodo: o processo de consulta às dioceses do mundo.

Mas o que é um Sínodo? Sínodo é uma palavra que tem sua raiz no grego e quer dizer “caminhar juntos”. O Sínodo dos Bispos é um dos frutos do Concílio Vaticano II. Enquanto o concílio é a reunião de todos os bispos da igreja, ou seja, todos os bispos, em âmbito mundial, se reúnem em determinado local (o último foi no Vaticano) para debaterem assuntos da Igreja; o Sínodo é uma reunião representativa, ou seja, formada por um colegiado de bispos eleitos. O papa convoca essa assembleia de bispos, ou seja um sínodo, para ajudá-lo em sua missão de guiar e governar os fiéis católicos, ouvindo as diversas realidades que estão representadas no sínodo. Sempre após essa reunião, o sumo pontífice promulga um documento, a exortação pós-sinodal onde sintetiza as discussões realizadas na assembleia. O último sínodo realizado foi em 2019: o sínodo Pan-Amazônico.

Dom Pedro, esclarece que o Sínodo “convocado pelo Papa Francisco tem por finalidade levar a Igreja a se interrogar sobre a sua vida e missão. O Papa Francisco considera que a sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja para este milênio. Uma Igreja que precisa caminhar unida e abrir-se à missão. Decorre desse pensamento do papa, o tema do sínodo: “Para uma Igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”.

Para dinamizar o sínodo na diocese, Dom Pedro nomeou uma comissão que irá estruturar os trabalhos. A coordenação da equipe ficou a cargo do pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral e pároco na paróquia N. Sra. da Conceição de Careaçu; a vice-coordenação está a cargo de Pedro Henrique Machado, coordenador diocesano da Catequese; primeira secretária: Mirian de Oliveira Nascimento, secretária diocesana de pastoral; segunda secretária: Marília Leal, coordenadora diocesana da Pastoral da Educação. Padre Jean explicou que, para a “seleção dos membros da comissão, privilegiou-se a representatividade dos diversos estados de vida presentes na diocese: presbítero, religiosa, jovens, dois casais, representantes das casas de formação, candidato ao diaconato permanente, jovens, represente nas novas comunidades de vida e aliança, leigos. Somos ao todo 14 pessoas”

“As ações da comissão vão em três direções. A primeira na divulgação do sínodo e conscientização dos cristãos para que participem do sínodo. O sínodo é sobre a sinodalidade, ou seja, a Igreja como aquele lugar onde todos caminham juntos; o caminho que é o próprio Cristo. A segunda direção vai na linha da formação: formar as pessoas sobre o que é o sínodo, sua importância, e para que todos se sintam sujeitos do sínodo. E, por fim, a terceira direção da ação da equipe é na linha da escuta. A secretaria geral do sínodo em Roma publicou no texto enviado às dioceses, uma série de perguntas, melhor dizendo, 10 campos temáticos, onde a Igreja quer ouvir seu povo, seus fiéis. E não só os membros da Igreja: aqueles que dela se afastaram, aqueles que são indiferentes a ela, ou mesmo aqueles que são contrários à Igreja. A Igreja quer ouvir a todas as pessoas! Tudo pode ser resumido numa só expressão: o que nós queremos é caminhar todos juntos!” nos explica o Pe. Jean Poul.

Se você quiser conhecer todos os membros da Comissão para o Sínodo, acesse a postagem feita no site da diocese da Campanha: http://www.diocesedacampanha.org.br/portal/index.php/noticias/noticias-arquivo/2218-nomeada-equipe-diocesana-de-animacao-do-sinodo-dos-bispos

A homilia episcopal

Dom Pedro dividiu sua homilia em dois momentos. Iniciou com uma catequese sobre as leituras deste domingo, o 29º. Domingo do Tempo Comum, ressaltando a dimensão do serviço: “Jesus não quis assumir o mistério da encarnação para receber a honraria dos homens. Mas para se colocar no meio do povo e mais: servir o povo de Deus. E qual a referência desse serviço que Jesus vai dar? A expressão tipicamente messiânica: o filho do homem. Porque o próprio filho do homem não veio para ser servido pelos homens, para também para servir. E dar sua vida (atentem para o anúncio da paixão!) em resgate de muitos: é a imagem do servo sofredor. Um sofrerá, um morrerá para trazer a vida e a participação na glória para todos. Tenhamos essa mensagem em nossa mente: todos nós somos servos, servos inúteis. Tudo aquilo que fazemos para Deus, para os irmãos, para a Igreja, não é nada mais que a nossa obrigação. Fazemos aquilo que de fato temos que fazer. E aquilo que virá como retribuição não nos compete. Basta que tenhamos a esperança na participação da glória.”

Em um segundo momento, comentou com a assembleia presente e virtual sobre o sínodo. O bispo explicou as linhas gerais pensadas pelo papa e a importância deste momento que inicia, que é o momento da escuta.

Vale a pena você ouvir a íntegra da homilia de Dom Pedro disponível no canal da Diocese no Spotify, acessando o link: https://open.spotify.com/episode/6edBPadvXO1YMqztmELVDT?si=InxLK1X_QpaUzn1VquMejA

 

"A Igreja quer ouvir você"

O Papa Francisco convocou a Igreja em outubro do ano passado a viver o maior processo de escuta comunitária de nossa história.

O tema escolhido pelo papa é: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. E o objetivo é OUVIR, juntos, o que o Espírito Santo diz à Igreja.

Este processo é uma oportunidade especial para a Igreja avaliar a sua presença no mundo. Por isto, o Papa Francisco quer escutar muitas pessoas, não somente aquelas que têm alguma função na Igreja ou uma participação mais ativa, mas também outras pessoas que possam colaborar com suas opiniões e sugestões sinceras, verdadeiras e corajosas. Você também pode participar!

WhatsApp Image 2022-04-08 at 09.22.25menor
 

Sugestões de temas para as novenas e peregrinações de 2022

Sky Bet by bettingy.com