Pequeno elogio a um santo sacerdote

capaJá se passaram quatro anos desde que os Céus se abriram para a cândida alma de Monsenhor José Hugo Goulart e Silva. Aqui nessa terra, nesse exílio, os corações que puderam se aproximar desse homem de Deus, louvam e agradecem ao Senhor por grande graça que receberam: terem conhecido um santo.

Faltariam linhas e palavras para elencar as virtudes de Monsenhor José Hugo. Sua tranquilidade e fineza no trato, nas palavras, sua caridade para com todos, a sua disponibilidade para o serviço da Igreja, a sua dedicação total como sacerdote e muitos outros aspectos podem ser lembrados por aqueles que o conheceram.

Para todos, Monsenhor José Hugo tinha uma palavra de amigo, um sorriso alegre, um gesto de carinho. Ele sabia mostrar o Coração de Deus de forma única a todos que dele se aproximavam. Toda a sua vida foi uma entrega total ao Amor de sua alma.

Muitas ocasiões nos contam quem foi esse santo sacerdote. Posso aqui lembrar uma não muito conhecida. Durante o seu tempo de seminário, os seminaristas de Campanha deveriam completavam seus estudos em Mariana. Porém, naquela época, o transporte era muito difícil. A viagem de Mariana para Santa Catharina, atual Natércia, era demasiadamente custosa e não raras vezes o jovem seminarista José Hugo não conseguia chegar em casa na data prevista. D. América, sua mãe, acordava bem cedinho e preocupada: “O José Hugo ainda não chegou”, pensava. Logo saía para fora, a fim de avistar se ele estava chegando pela rua. E que susto ela sofria! Ali estava ele na varanda, silencioso, esperando o amanhecer. Não entrava em casa de madrugada para não acordar a sua querida mãe.

Com toda sua humildade, ele conseguiu imitar perfeitamente Jesus que nos disse: “Ego sum Pastor Bonus. Bonus Pastor animam suam dat pro ovibus suis.”¹ Sua disponibilidade ao Senhor e sua docilidade ao Espírito Santo o fez crescer no amor. Nós, estando com ele, sentíamos a Paz que reina no coração daqueles que tudo confiam no Senhor. Quem dera se fosse possível convivermos ainda mais! Mas os planos de Deus para nosso Santo era realizar o seu desejo mais profundo: contemplar seu amado face a face.

Quanto Monsenhor José Hugo nos ensinou! E vejam, irmãos, que graça tremenda, que privilégio excelso recebemos ao tê-lo conhecido! Ele foi um exemplo de cristão e de sacerdote santo. Sua vida foi um testemunho de que é possível embarcar nos trilhos da Santidade, realizando em nossas vidas a Vontade do Senhor Nosso Deus e sermos felizes.

Louvado seja Deus nos seus anjos e nos seus santos!

1. Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. (Jo 10,11)

Juliédson Artur Malaquias Reis
Paróquia Santa Catarina de Alexandria – Natércia/MG