CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL CONCLUI ANO DE 2022 COM IMPORTANTES DELIBERAÇÕES

capaNo dia 03 de dezembro reuniu-se em Três Corações, no Centro Diocesano de Pastoral, o CODIPA (Conselho Diocesano de Pastoral) com a presença do sr. Bispo Dom Pedro, do Vigário Geral, Cônego Luzair Coelho, do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Jean Steferson, a Secretária de Pastoral, os Vigários Forâneos, os leigos representantes das Foranias e Animadores dos Núcleos de Comunhão Pastoral – Pìlares da Palavra, Caridade de Missão.

Pela coordenação de pastoral foi apresentado um relatório das principais ações de 2022 e houve o momento de partilha das Foranias e dos Núcleos de Comunhão Pastoral com notícias dos encaminhamentos e da caminhada de cada segmento.

O ano foi marcado pelo processo de revisão do Estatuto das Foranias. Nos CPPs, as paróquias responderam a um questionário elaborado pelo GRADI e reuniram-se para estudar, partilhar as respostas e sugerir alterações para o estatuto. Depois foi o momento de partilhar as repostas e colher sugestões reunidos por Forania e finalmente, na reunião do dia 03 dezembro, foi promulgado o Estatuto das Foranias e também a revisão e aprovação do Estatuto do CODIPA.

Outros assuntos foram tratados e aprovou-se as datas das reuniões e principais eventos do CODIPA em 2023:

• Reuniões: 04 de fevereiro, 03 de junho e 02 de dezembro.
  • Encontro Anual de Assessores e Coordenadores das Forças-Vivas: 04 de março, no Centro Diocesano de Pastoral.
  • Encontro Diocesano das Lideranças Paroquiais: 30 de julho, em Campanha.
  • Retiro Espiritual das Forças Vivas: 03 a 05 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral.