ENCONTRO DE LIDERANÇAS PAROQUIAIS ABRE O ANO DA PALAVRA NA DIOCESE DA CAMPANHA

capaDentre as propostas da Coordenação para execução do 5º Plano Diocesano de Pastoral promulgado no início deste ano, está a divisão das forças-vivas por núcleos contemplando os 4 pilares da ação evangelizadora: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Ainda, que cada pilar norteará o trabalho pastoral nos anos de vigência do 5º Plano: 2022 é o Ano da Palavra, 2023 o Ano do Pão e segue.

Dessa forma, no último domingo, dia 31 de julho, celebrou-se a abertura do Ano da Palavra com um encontro das lideranças paroquiais em Campanha. Foram convidados dez representantes dos CPPs de cada paróquia e cerca de 700 pessoas compareceram. Foi um momento de celebração, partilha e confraternização após dois anos e meio sem atividades desse porte.

O coordenador diocesano de pastoral, pe. Jean Steferson, convidou o Ir. Denilson Mariano, Articulador da Animação Bíblica da Pastoral no Leste II para conduzir a reflexão. Ele iniciou com a leitura orante da Palavra e prosseguiu toda manhã, com uma fala simples, de fácil entendimento e que causou uma enorme repercussão positiva nas pessoas, pois animou a todos e deu pistas concretas de como inserir a Palavra de Deus em todos os momentos da vida pessoal e pastoral.

Um grupo de seminaristas encarregou-se da música e o catequista Pedro Henrique Fernandes Mendonça foi o animador do encontro, costurando com cuidado e alegria, toda a programação.

Na parte da tarde o Pedro Henrique conduziu uma dinâmica da colcha de retalhos quando foram costurados os quadradinhos de tecido levados por cada paróquia, simbolizando a beleza do trabalho conjunto e da diversidade de dons. A finalização da dinâmica causou uma comoção nos presentes ao ser erguida a colcha pelas senhoras que juntaram os retalhos. Também o pe. Josimar Lourenço, assessor dos Círculos Bíblicos, apresentou o material preparado e já enviado às paróquias para reflexão nos setores até novembro e o Pe. Jean Steferson conduziu uma breve avaliação, fez alguns agradecimentos e todos seguiram em caminhada até a Catedral para a missa de ação de graças.

Choveram elogios ao encontro e a todos os envolvidos, pois acendeu em cada um a expectativa para as atividades propostas pelo Núcleo da Palavra para este semestre e o primeiro semestre de 2023, assim como, pela realização de mais momentos como esse.

Na missa, presidida pelo Pe. Jean Steferson, foram realizados mais agradecimentos ao assessor, ao animador, aos seminaristas do Propedêutico e Filosofia (Discipulado), ao Núcleo da Palavra, à equipe da paróquia Santo Antônio, a anfitriã do encontro, na pessoa do Cônego Bruno César Graciano e do Diácono Sérgio e sua esposa Renata, aos padres, diáconos permanentes e todos os presentes.

Enfim, todos voltaram para suas paróquias cheios de alegria, com os corações ardendo de amor pela Palavra e o desejo de vivê-la cada dia mais a partir da provocação do final da homilia proferida pelo Pe. Jean Steferson, de não armazenar as sementes da Palavra, mas semeá-las sempre na ação pastoral de nossas paróquias (cf. Evangelho do 18. Domingo do Tempo Comum).

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento

Secretária Diocesana de Pastoral