PASTORAL CATEQUÉTICA REALIZA JORNADA DIOCESANA

capaAconteceu no dia 02 de julho de 2023, na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), em Três Corações – MG, a Jornada Diocesana da Catequese. Este encontro, que normalmente acontece de três em três anos, marca a caminhada da Pastoral Catequética, pois é sinal de comunhão de todos os catequistas que se dedicam à iniciação à vida cristã em nossa diocese.

A Jornada deste ano, em sintonia com a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, teve como tema “Tocar corações e impulsionar a missão”. Nela, recordamos e celebramos os 40 anos do documento Catequese Renovada, que foi um verdadeiro divisor de águas na reflexão e no agir catequéticos. Contamos com a presença de mais de 1.700 catequistas, de todas as paróquias de nossa diocese e também tivemos a alegria da presença de muitos padres, diáconos, seminaristas e religiosas. Fomos agraciados ainda com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, que presidiu a Santa Missa e levou uma mensagem de agradecimento e ânimo aos catequistas.

Pe. Jean Poul Hansen, filho de nossa diocese e Secretário Executivo das Campanhas da CNBB, foi quem assessorou o encontro, que também foi marcado por diversos testemunhos de catequistas que, nas últimas décadas, trabalharam incansavelmente no anúncio do Evangelho junto às famílias, crianças, aos adolescentes, jovens e adultos.

Louvamos e agradecemos a Deus por todos aqueles e aquelas que doam suas vidas na Catequese! Sem dúvida, a jornada foi uma oportunidade de renovar as forças e reafirmar o compromisso com a nossa missão de catequistas. Que, a partir dela, cada um se sinta chamado a dar um sentido novo ao serviço que realiza e se empenhe em formar tantos outros catequistas que, com ousadia e ardor, deverão continuar a caminhada que iniciamos.

Coordenação Diocesana da Pastoral Catequética