Celebramos o jubileu do sesquicentenário de criação da Paróquia de São Sebastião. No dia 14 de novembro de 1873, no pontificado do Papa Pio IX, antes da criação da Diocese da Campanha e muito antes da emaciação de Cruzília, o Espirito Santo congregou essa porção do Povo de Deus. Em suas origens, a Paróquia de São Sebastião pertencia a Diocese de Mariana, era bispo o servo de Deus Dom Viçoso, Monsenhor João Câncio foi o primeiro pároco, o fundador. Aos pés da Serrinha, nessas encruzilhadas de caminho, uma igreja pequena, depois uma paróquia, formada por um povo de fé católica, trabalhador e generoso, ao redor da paróquia a cidade de Cruzília foi florescendo, São Sebastião é o dono da cidade, e estamos aqui, agradecidos e disponíveis ao querer de Deus para nós, seguir juntos na estrada de Jesus.
O Papa Francisco nos ensina que a paróquia deve ser local do encontro, centrada nas pessoas e na oferta do dom dos sacramentos, é onde os cristãos se alimentam da presença de Cristo e onde se vive a comunhão de fé, lugar de todos, de acolhimento. Nossa paróquia hoje conta com mais de 30 forças vivas: pastorais, movimentos e ministérios. O trabalho pastoral está organizado em 7 comunidades urbanas: Matriz, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Dores, Santo Expedito, São João Batista, São Cosme e São Damião e Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica; 9 comunidades rurais: Nossa Senhora Aparecida no Cafundozinho, Santos Reis no Angola, Santa Bárbara no Rio do Peixe, Santa Rita no Chalé, Santa Inês na Vista Alegre, Santo Antônio nas Goiabeiras, São João Batista na Vargem Alegre e Pinheiros, São Francisco no Cajuru, Santa Luzia na Cachoeirinha; no Favacho temos a magnifica igreja de São José, patrimônio de nossa fé, testemunho de nossa história.
O mesmo Espírito Santo que iluminou e congregou as primeiras comunidades de nossa paróquia nos orienta na história e no tempo presente, nos aponta os desafios. Precisamos reestruturar os setores missionários com os círculos bíblicos, fortalecendo as comunidades, especialmente as que não tem igreja construída, é necessária uma catequese litúrgica para todo o Povo de Deus e é urgente um trabalho orgânico das pastorais sociais. São passos que precisamos dar e que nos fortalecerão no seguimento a Jesus.
A Paróquia de Cruzília é viva, dinâmica, conta com jovens, adolescentes, crianças, famílias. É uma Paróquia adoradora, mariana, bonita e feliz. Nesta cidade de São Sebastião, mais de 92% da população é católica. Os Frutos testemunham a saúde dessa bela árvore plantada em terra boa, famílias cristãs, leigos e leigas generosos, religiosos e religiosas, 16 sacerdotes nascidos aqui e 6 com família residente aqui, nesses 150 anos.
Há uma Cruz que nos protege, sua sombra nos abriga, os seus frutos nos alimentam. Somos a Terra da Cruz, ao redor dela Santuário, lugar sagrado onde Deus se manifesta. Bendito e louvado o que é, que era, e que vem, Deus uno, trino e eterno Senhor da Igreja, nosso Pastor. Amém.
Pe Noel Vitor Gonzaga
15º Pároco