Diocese
da Campanha

/
/
Paróquia Dedicada a Santa Clara passou a ter São José como Padroeiro em Varginha – MG

Paróquia Dedicada a Santa Clara passou a ter São José como Padroeiro em Varginha – MG

DSC 0580Fiéis da Paróquia Santa Clara em Varginha (MG) celebraram na manhã do domingo 19 de março uma cerimônia com a presença do bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz, para alterar o nome da paróquia dedicada à santa. A mudança foi autorizada pelo bispo diocesano depois que fiéis se uniram junto ao padre responsável pela igreja, pedindo que a comunidade passasse a ter como padroeiro São José, santo pelo qual a maioria dos fiéis sempre prestaram grande devoção. Cerca de 400 fiéis participaram da cerimônia.

O pároco, Padre Cornélio Pereira, diz que a relação da comunidade com São José sempre foi bastante profunda. “Desde que cheguei aqui os paroquianos sempre citavam São José e nunca Santa Clara. Percebi que nas comemorações dele sempre havia um grande número de fiéis, ao passo que nas de Santa Clara, sempre contei com uma participação menor. Foi daí que lancei a idéia de mudar e foi unânime a aprovação da comunidade”, contou o padre.

A história da devoção por São José pelos moradores do bairro Barcelona em Varginha é antiga. Quando a comunidade foi criada, no ano de 1927, com a doação de um terreno por um morador local, os vizinhos decidiram por então homenagear São José. Mas em 2004, com a elevação da igreja em paróquia, a diocese local optou por homenagear os 750 anos do aniversário de morte de Santa Clara de Assis. Na Igreja Católica, paróquia é uma igreja responsável por um determinado número de igrejas vinculadas em sua região.

O Pároco responsável pela igreja conta ainda que percebia nos moradores do bairro uma identificação maior com o novo santo padroeiro, até mesmo na maneira como a paróquia era reconhecida. “Quando se dizia ‘igreja de São José’, todos sabiam onde ficava. Quando se dizia ‘igreja de Santa Clara’, muitos olhavam com olhar de espanto e questionavam onde ficava. Portanto a mudança está sendo resultado da devoção popular. A igreja nasceu como São José e nada mais justo que seja paróquia São José”, afirma.

A data da cerimônia que marcou a troca do santo padroeiro foi justamente o dia em que se celebra São José, 19 de março. Roguemos a São José que sempre esteve conosco durante todos estes anos e agora como Patrono de nossa Paróquia.

Viva São José!

 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

https://www.facebook.com/share/p/HjPuaeUp3LorxymX/  
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos