Diocese
da Campanha

/
/
/
Paróquia de Sant’Ana de Varginha, celebra sua padroeira

Paróquia de Sant’Ana de Varginha, celebra sua padroeira

capaVivenciado o ano vocacional na Igreja do Brasil, a Paróquia de Sant’Ana celebrou, neste ano de 2023, a festa de sua padroeira tendo como tema: “Com Sant’Ana e São Joaquim compreender a vocação cristã, Graça e Missão”. Vários padres participaram do novenário enriquecendo espiritualmente os devotos de Sant’Ana através das reflexões.

Sant’Ana, esposa de São Joaquim, foi escolhida por Deus para ser a mãe de Maria. Ambos pertenciam à casa real de Davi, e preenchiam suas vidas de orações e boas obras. Ana já era idosa quando ficou grávida de Maria, fruto mais da graça do que da natureza. E, quando a Virgem Maria atingiu a idade de três anos, seus pais subiram com ela os degraus do templo e a ofertaram a Deus. Desde o século VI, Sant’Ana era cultuada no Oriente e, no século X, no Ocidente. Mais recentemente, São Joaquim passou também a ser venerado.

No itinerário da novena, pudemos perceber o quanto Sant’Ana e São Joaquim foram importantes para o projeto de Deus e são exemplos de vocacionados, pois foram agraciados não apenas por terem gerado uma filha – fato que foi uma graça grandiosa, porque Ana era tida como estéril-, mas por terem sido os escolhidos para gerar aquela que foi a Mãe de Jesus. A Bíblia não traz muitas coisas sobre eles. O que se sabe vem dos evangelhos apócrifos. Desse modo, a exemplo destes santos, fomos impulsionados a buscar uma vida de santidade com gratidão, confiança e proximidade de Deus.

Também, no dia dos avós de Jesus somos convidados a rezar, de forma especial, pelos idosos e avós. E, neste ano, o III Dia Mundial dos Idosos e Avós foi celebrado no XVI Domingo do Tempo Comum e o Papa Francisco trouxe como tema “De geração em geração, a sua misericórdia” (Lc 1, 50).

Por fim, por tudo damos graças a Deus, pois vivenciamos dias de graça que nos ajudaram e nos ajudam a viver, diariamente, o nosso compromisso de discípulos missionários a exemplo de Sant’Ana e São Joaquim.

Pe. João Paulo Gonçalves de Carvalho
Vigário na Paróquia Sant’Ana – Varginha e assessor da Pascom diocesana 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Entre os dias 15 e 18 de julho aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 7° Encontro de Formação Litúrgica para