PADRES FORMADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO NACIONAL DA OSIB

capaAconteceu em Guarulhos – SP, de 10 a 14 de julho de 2023, o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Estiveram reunidos 170 padres, de todas as regiões do país. Pe. Bruno dos Santos Moreira, Pe. Ivan de Souza Carvalho e Pe. Leandro Gomes Portugal, padres formadores dos três seminários de nossa diocese, e o Côn. Sérgio Roberto Monteiro, diretor espiritual das etapas propedêutica e discipular, participaram do encontro, que foi assessorado pelo Pe. Deolino Pedro Baldissera, SDS, e teve como tema “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”.

Na abertura do encontro, foi-nos dirigida a mensagem do Núncio Apostólico, Giambattista Diquattro, que afirmou: “a formação humano-afetiva é a base de toda a formação e propicia e estimula o formando no crescimento de todas as outras dimensões do seu caminho vocacional”. Com singular preocupação de pastor, ele também nos exortou: “Nunca se esqueçam de cuidar também de vocês… o cuidado pelo outro passa pelo cuidado de si mesmo”.

Foi com essa motivação que o Pe. Deolino conduziu todas as reflexões, que foram divididas em três núcleos: “eu corpo”, “eu psíquico” e “eu espiritual”. Segundo ele, o formador deve se esforçar constantemente para prestar uma ajuda qualificada aos seminaristas, de modo que, no tempo da formação, construam sua identidade presbiteral de maneira integrada e vivam com alegria sua vocação. Entre as conferências, o assessor também abriu espaço para reações e partilhas acerca dos desafios da formação, presentes em cada diocese. Foi uma experiência muito rica, a partir da qual foram vislumbradas luzes para a caminhada formativa em nossos seminários.

Ao longo da semana, também tivemos a satisfação de acolher em nosso encontro o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; o bispo presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Ângelo Ademir Mezzari; o bispo referencial da OSIB, Dom José Albuquerque de Araújo; o bispo da Diocese de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano; o bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Souza; e Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. O contato com eles, tanto nas celebrações quanto nos momentos de convivência, muito enriqueceu nossa caminhada de formadores.

Ao final do encontro, os participantes foram divididos em grupos, por regionais, e tiveram a oportunidade de avaliar a semana de formação, como também de planejar as atividades comuns do segundo semestre. A opinião comum foi que as reflexões e partilhas contribuíram de maneira singular com a missão que desempenhamos em nossos seminários e nos motivaram a desempenhá-la de maneira ainda mais personalizada e eficaz. Agradecemos a Deus pela oportunidade de participar deste encontro, que nos proporcionou momentos de oração, estudo, diálogo e fraternidade. Agradecemos também à OSIB pela organização e pelo acolhimento, bem como aos bispos, ao assessor e aos demais formadores que enriqueceram nossa experiência. Que o Senhor da messe continue a nos abençoar e a nos inspirar em nossa missão de formadores.

Pe. Leandro Gomes Portugal
Reitor do Seminário Propedêutico São Pio X