Ordenação Presbiteral do Diácono Cleiton Gregório Evaristo

P1040788“Farei de ti pescador de homens” Mt 4, 19. Com esse lema foi ordenado Presbítero da Diocese da Campanha, pelas mãos de nosso digníssimo Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, no último sábado, dia 11 de fevereiro, o Diácono Cleiton Gregório Evaristo. Em uma linda celebração litúrgica, que contou com a presença de cinqüenta e seis padres, dois diáconos e muitos fiéis vindos de Varginha e Monsenhor Paulo e diversas cidades fora da diocese e do estado de Minas Gerais, todos os presentes viram o diácono Cleiton se tornar sacerdote para lançar as redes, atraindo com sua vida e ministério as pessoas para Cristo.

A Ordenação Presbiteral é a celebração litúrgica pela qual se confere ao ordinando o segundo grau da ordem sacerdotal. Pela oração consecratória e a imposição de mãos realizada pelo bispo e por todos os sacerdotes presentes, o jovem diácono Cleiton se tornou mais um “cooperador zeloso do Ministério Episcopal que tanto necessitamos”.

O Rito da Ordenação é muito belo e repleto de sinais que foram ressaltados pelo Senhor Bispo Dom Pedro na Homilia. Pelo chamado, o Eleito é acolhido e escolhido para o ministério presbiteral. Em seguida acontecem as promessas feitas pelo ordinando ao bispo tendo como testemunha o povo de Deus reunido. Nestas promessas ele promete respeito e obediência ao bispo diocesano e seus sucessores; se mostra cheio do desejo de, como parte da Igreja, se colocar a seu serviço como fiel colaborador da ordem episcopal no serviço ao povo de Deus. Na ladainha de todos os santos se prostra demonstrando total resignação e entrega a missão que vai assumir. Os gestos mais importantes, citados acima, são a imposição de mãos feita pelo bispo e os presbíteros presentes e oração da Igreja que faz do eleito sacerdote segundo o coração de Jesus. Depois ele é revestido de suas vestes sacerdotais (estola e casula) ;suas mãos são ungidas para consagrar e abençoar; recebe o pão e o vinho, sinais do sacrifício de Cristo, que irá oferecer conformando sua vida a cruz do Senhor, por fim é acolhido no presbitério, sendo saudado por todos os padres presentes.

O padre Cleiton, muito emocionado ao final da celebração, dirigiu palavras de profundo agradecimento a Deus e principalmente ao Senhor Bispo Dom Pedro e a todas as pessoas que colaboram com a sua formação dizendo que a sua fidelidade ao ministério será a melhor maneira de demonstrar seu reconhecimento e gratidão a todos.