Diocese
da Campanha

/
/
/
MONSENHOR JOSÉ ROBERTO – 50 ANOS DE VIDA SACERDOTAL

MONSENHOR JOSÉ ROBERTO – 50 ANOS DE VIDA SACERDOTAL

A Paróquia do Divino Espírito Santo e a comunidade Cristinense se alegram com o filho desta terra – Mons. José Roberto Nogueira Pereira, nascido, batizado e crismado aqui nesta cidade. Fez a 1° confissão e a 1° Eucaristia nesta Igreja do Divino Espirito Santo. Para sua alegria, aqui recebeu o Leitorado e o Acolitado no dia das Bodas de Prata de seus estimados pais. No dia 1º de dezembro de 1973 recebeu o Diaconato e, em 1º de maio de 1974 recebeu a Ordenação Presbiteral pela imposição das mãos do Servo de Deus Dom Othon Motta, sendo o último Padre que o saudoso Bispo ordenou nesta Diocese. Seu lema sacerdotal é: “Para sempre a serviço da comunhão dos irmãos com Deus e dos irmãos entre si.”

Após sua ordenação, retornou a Belo Horizonte para terminar os estudos de Filosofia e Teologia; ao regressar, fez um trabalho pastoral em Campo do Meio – MG. Iniciou seus primeiros estudos em casa com sua saudosa tia Josefina que lhe ensinou a ler e escrever, dando respaldo para ele matricular no 2º ano do Curso Primário no antigo grupo escolar Carneiro de Rezende. O 5º ano fez na então Escola Paroquial São Domingos Sávio, prestando em seguida o exame de admissão para ingressar no Ginásio Estadual de Cristina.

Desde tenra idade já manifestava sinais de vocação para o sacerdócio, fazendo em sua própria casa pequenos altares, paramentos, sacrário e outros objetos sacros.

Concluindo o ginásio, os dois primeiros anos do 2º grau estudou em Varginha com os Irmãos Maristas e o 3º ano em Itajubá sendo direcionado para o curso de Medicina.

Nessa ocasião, tendo já amadurecido a ideia de ser sacerdote, prosseguiu seus estudos em Campanha-MG onde ficou por um ano como experiência, e de lá, seguiu para Belo Horizonte cursar Filosofia e Teologia.

Sua passagem em Belo Horizonte enfrentou várias adversidades: Por um ano e meio morou no Seminário Provincial do Coração de Jesus, que ao ser fechado em julho de 1969, teve de morar numa casa perto do refeitório da PUC junto com alguns colegas; daí passou para uma pensão com mais 3 colegas no bairro padre Eustáquio. Enfrentou período difícil pois, o Brasil estava vivendo uma Ditadura Militar e a Escola era continuamente visitada pela polícia do DOPS. Além de assistir as aulas, Mons. José Roberto também ministrava aulas no período da tarde e aos sábados para as religiosas. No final do 6º ano foi morar com a Comunidade de Seminaristas da Arquidiocese da capital.

Depois de participar de um primeiro Retiro Diocesano de Padres em Campanha-MG, foi designado para Vigário Coadjutor em Caxambu-MG por um período de 7 anos e meio.

Em decorrência da saída do Pároco de Caxambu, Mons. José Roberto foi nomeado como Pároco por 17 anos e meio e, como Co-pároco por 3 anos nesta referida cidade. Vindo para Cristina em janeiro de 2001, atuou com grande esmero, na Comissão Inicial e na Definitiva do Processo Diocesano da Beatificação da Beata Nhá Chica num período de 10 anos. Lecionou e deu Direção Espiritual no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores por 31 anos e meio somados aos tempos em que viajava para esta finalidade.

Atuando como Vigário Auxiliar desta Paróquia, nosso homenageado desempenha suas atividades tanto na Matriz, como nas Comunidades Rurais, celebrando missas, atendendo confissões, ungindo os enfermos, realizando batizados, casamentos e demais serviços que a Paróquia o solicita. E como bom orientador espiritual, atende as pessoas que o procuram. Na sua trajetória em Cristina, o jubilado Mons. José Roberto foi elevado em 12 de janeiro de 2016 ao título de “Monsenhor” pelos serviços prestados, com muito zelo, a Diocese da Campanha. Atualmente, como Pastor Religioso, norteia com elevada e divina sabedoria os seus fiéis a plenitude da fé.

Dotado de um profundo conhecimento e cultura, situa as suas homilias aos acontecimentos atuais, históricos e geográficos tornando-as acessíveis a todos os paroquianos.

Completou 50 anos de virtuoso sacerdócio em 01 de maio de 2024, tendo se dedicado inteiramente em prol da nossa comunidade, dando toda sua mocidade, o seu saber e os mais belos exemplos de religiosidade, ensinando-nos sempre o caminho do bem, da perseverança e do amor ao próximo, conforme expressa o seu lema sacerdotal. Soube conquistar com simplicidade e bondade o coração dos cristinenses, de seus superiores e de seus colegas sacerdotes.

Portanto, a comunidade se enche de entusiasmo ao prestar-lhe a homenagem a que faz jus desde Jubileu de Ouro. Que Deus o abençoe neste dia de Ação de Graças, pela intercessão de São José Operário e Nossa Senhora Aparecida, dando-lhe saúde para continuar o trabalho pastoral até o fim de sua vida, sendo fiel ao lema escolhido no dia de sua Ordenação Presbiteral. A comunidade Cristinense o parabeniza pelo Cinquentenário de vida sacerdotal.
Paróquia do Divino Espírito Santo Cristina,
01 de maio de 2024.

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Com alegria, o Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) de nossa Diocese realizou nos dias 27 a 29 de