Diocese
da Campanha

/
/
/
MISSA DE SÃO PIO X, PADROEIRO DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO DE NOSSA DIOCESE

MISSA DE SÃO PIO X, PADROEIRO DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO DE NOSSA DIOCESE

foto009Na manhã do sábado, 20 de agosto, nós da comunidade propedêutica diocesana celebramos com intensa alegria nosso padroeiro o Papa São Pio X, que também foi o criador de nossa diocese com a bula intitulada “Spirituali Fidelium” no ano de 1907. A missa foi celebrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e concelebrada pelo nosso reitor, Pe. Edson Pereira de Oliveira; pelo reitor da comunidade filosófica, Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva; pelo vigário-geral da diocese, Mons. José Douglas Baroni; e pelo Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues, um de nossos orientadores espirituais. Também estavam presentes alguns funcionários, professores, psicólogos; profissionais de vital importância para nós e para o Seminário.

Para essa festa tão importante em nossa comunidade, iniciou-se na quarta-feira, dia 17, um tríduo preparatório, cuja primeira cerimônia teve como celebrante frei Paulo Massolini, vigário judicial de nossa diocese, cuja homilia nos exortou a sermos mais humildes em nossa caminhada e zelosos pastores do rebanho do Senhor, a sermos pastores de nós mesmos e restaurar a política, para que tenhamos verdadeiros pastores para a nossa sociedade que tanto sofre.  Na quinta-feira, segundo dia do tríduo, quem celebrou foi o Pe. Jean Poul Hansen, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios da cidade de Caxambu, que deixou como mensagem em nossos corações o termo psicológico da “resiliência”, ou seja, “termos a mesma flexibilidade de um bambu para podermos enfrentar as dificuldades do caminho” e “estarmos atentos para o banquete do Senhor, no qual não participaremos se não formos dignos”. Na sexta-feira, último dia do tríduo preparatório, quem celebrou para nós foi o Mons. Benedito Domingues de Paula, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Lambari. Para sua reflexão criou um acróstico com a palavra Propedêutico intitulado “Minha trilha permanente”, onde trabalhou a necessidade de sempre caminhar na ampliação do intelecto, das virtudes humanas e espirituais, sobre o contato transcendente com Deus, sobre a necessidade de diferenciar o que é essencial e o que é acessório em nossa vida e de reconhecer as vitórias e decepções sem julgar a si mesmo e ao próximo.

Na manhã do sábado, ao despertamos, nossos corações já vibravam de alegria ao saber que dali a poucas horas celebraríamos nosso tão querido padroeiro. Às 10h da manhã do sábado, na capela do seminário de filosofia de nossa diocese, rezamos com grande entusiasmo e fé ardente a memória de nosso padroeiro. Em sua homilia, o nosso bispo Dom Pedro nos exortou sobre a humilde infância de nosso patrono na Itália e sua espiritualidade como zeloso pastor e o amor pela Eucaristia e destacou, também, a importância que seu pontificado teve na história da Igreja e do mundo e de todo povo de Deus.

Após esses intensos dias de grande efervescência em nossa casa de formação, fazemos valer mais ainda a cada instante o refrão do hino dedicado a este santo: “São Pio X nos contagia, com seu amor pela Eucaristia. São Pio X, rogai por nós, a fim de que sejamos santos como vós.”. Com os ensinamentos proferidos nesses momentos de oração estamos mais animados para continuar esta árdua caminhada a fim de sermos sacerdotes segundo o coração de Cristo.

Que São Pio X possa abençoar cada seminarista e todo o povo de Deus situado neste rincão sul mineiro, para que possamos, como diz o lema de nosso padroeiro, “renovar todas as coisas em Cristo!”.

 

Danilo Castro Silva

Seminário Propedêutico São Pio X

 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos