Logo a Rádio Diocesana FM 100.3 estará no ar!

capa 5Na última sexta feira (03), nossa Diocese da Campanha/MG, recebeu o Pe. José Inácio de Medeiros C.Ss.R, diretor geral da Rede Aparecida de Rádio para consolidarmos a parceria com a Rádio Aparecida que é uma emissora com mais de 70 anos de pioneirismo e tradição que possui emissoras parceiras em quase todos os estados do Brasil, além de oferecer matérias dinâmicas, equipe de jornalistas e opinião com responsabilidade.

Na reunião, alguns conselheiros da Fundação Cultural e Educacional Diocesana Nossa Senhora do Carmo, mantenedora da Rádio Diocesana, estiveram presentes a fim de que organizássemos a programação da Rádio FM 100.3 com os programas de formação, informação, evangelização e boa música disponibilizados pela Rádio Aparecida e com os que iremos produzir para o crescimento cultural e o saber das pessoas. Portanto, toda a programação foi pensada com muito carinho e seriedade, de modo que todas as pessoas que compõem nossa Diocese, principalmente os agentes de pastorais/movimentos, padres e religiosos tenham participação ativa na Rádio.

Temos dado passos importantes em prol da nova Rádio de nossa Diocese. Vale ressaltar que no dia 27 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a inclusão do nosso canal FM no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão. Com essa liberação estamos terminando de instalar as antenas transmissores e caminhamos para o último laudo, elaborado pelo engenheiro competente, em vista da aprovação final feita pelo Ministério das Comunicações.

O Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil afirma: “A Igreja reconhece que o rádio, desde o seu início, é um instrumento valioso pela sua presença, pela credibilidade e pela força de audiência. (…)” (DCIB, 217). Desse modo, temos certeza de que esta empreitada trará muitos frutos para nossa Igreja Particular.

Por fim, queremos agradecer a todos que estão nos ajudando! Por tudo damos graças ao Senhor Jesus, comunicador por excelência do Pai, e rogamos a proteção e intercessão da Virgem Maria, Senhora do Carmo para que logo estejamos no ar com a Rádio Diocesana FM 100.3, transmitida de Campanha/MG, sede da nossa Diocese mais que centária que vai dos contrafortes da Serra da Mantiqueira ao Lago de Furnas.

Pe. João Paulo Gonçalves de Carvalho – Conselheiro da Fundação Cultural e Educacional Diocesana Nossa Senhora do Carmo e assessor diocesano da Pascom.

Um pouco da história da Rádio Diocesana

Em 1999, a Diocese da Campanha assumiu a direção da Rádio Difusora da Campanha. E, a partir do ano 2000 teve início a sua fase de reestruturação, como por exemplo: a instalação dos estúdios localizados a Rua João Bressane, 01. Equipamentos de última geração e totalmente informatizada. Com o aumento da torre de transmissão de 57 metros para 65 metros, implantação de novos radiais, construção de novas cabines e aquisição de novo transmissor MTA 2,5 KW, totalmente em estado sólido com a melhor tecnologia do país e compatível ao sistema digital, que será implantado no Brasil nos próximos anos.

A partir de agosto de 2002 foi criada a FUNDAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DIOCESANA NOSSA SENHORA DO CARMO mantenedora da atual Rádio Diocesana. Em 2003 foi feita a reformulação da programação da emissora divulgando a cultura de nossa gente, boa música, informação e formação à luz dos valores da Fé Cristã católica.

Agora, em nova fase, a partir de abril de 2023 com a autorização do Ministério das Comunicações estamos em fase de migração de nossa antiga Rádio Diocesana AM para Rádio Diocesana FM 100.3 um novo marco para a comunicação na Diocese da Campanha.