Jubileu de 300 anos da Paróquia Santa Maria de Baependi

capaA Paróquia Santa Maria de Baependi-MG, vivenciou momentos históricos na comemoração Jubilar dos 300 anos de sua ereção canônica, dada aos 02 de agosto de 1723, segundo o livro de batizados da época.

O ano jubilar, deu-se início em 02 de agosto de 2022, com a Solene Celebração de Abertura da Porta Santa na igreja Matriz de Montserrat e início do período de indulgências concedido por Sua Santidade, o Papa Francisco, por meio do decreto da Penitenciária Apostólica, onde os fiéis devidamente confessados, comungando em alguma celebração na própria igreja e oferecendo as orações nas intenções do Sumo Pontífice, alcançavam a graça da Indulgência Plenária. Ao longo de todo o ano, o bom povo baependiano, fervoroso e devoto, dedicou-se em todas as celebrações, especialmente nos momentos fortes da liturgia e dos costumes locais, a reviver sua história e identidade cultural. Em maio de 2023, começou-se o projeto Missionário com a visita das Capelinhas peregrinas de Nossa Senhora do Montserrat a todas as comunidades urbanas e rurais da paróquia.

Em 13 de julho do corrente ano, se deu o lançamento do Selo comemorativo do Tricentenário Paroquial pela Agência Nacional dos Correios, marcando esta data histórica e importante. Aos 23 de julho, os seminaristas da etapa configurativa de nossa Diocese da Campanha-MG, chegaram fervorosamente a Baependi para realização da Semana Missionária. Animados pela graça do ano vocacional da Igreja do Brasil e no intuito de preparam os corações de todos os paroquianos para a Semana Celebrativa do Jubileu, visitaram todas as comunidades da paróquia inspirados pelo seguinte lema: “Com os corações ardentes e os pés a caminho, celebremos 300 anos de história.” Em 30 de julho, todas as comunidades se reuniram em caminhada missionária para igreja Matriz com os seminaristas, concluindo a semana de missões e dando abertura à Semana Jubilar.

Nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2023, a Matriz de Santa Maria recebeu a visita de Bispos do episcopado brasileiro para o tríduo: Dom Joércio Gonçalves Pereira C.Ss.R, bispo emérito de Coari-AM, Dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito de Lorena-SP, e Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande-MS. Na manhã de sexta-feira, 04 de agosto, ocorreu o momento mais forte de todo ano jubilar, onde nosso Bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, reunido com grande parte do clero diocesano e na presença de sacerdotes de demais dioceses e congregações, celebrou o Tricentenário Paroquial, conjuntamente ao dia do Padre, memória de São João Maria Vianney, e seu aniversário de 33 anos de ordenação presbiteral. Nesta ocasião, Dom Pedro abençoou o novo sino que foi ofertado pela comunidade à Matriz como marca do Jubileu. E, no domingo 06 de agosto, encerrando o ano jubilar, após a Celebração das 10h da manhã, com presença de grande número de fiéis, aconteceu a elevação do sino “Marcos”, nome eleito pelo povo em homenagem a Monsenhor Marcos Pereira Gomes Nogueira, filho de Baependi, que dedicou seu ministério na própria cidade e com seus dons artísticos enriqueceu o interior da igreja Matriz. A partir de agora, a Matriz de Nossa Senhora de Montserrat conta com 4 sinos: Jerônimo (1847), Emanuel (1850) e Pedro na torre direita, e na torre esquerda o sino Marcos, que com seus badalares convidam o povo de Deus para oração e santificação.

Por tudo e por todos, damos graças ao Bom Deus e a Senhora de Montserrat que nos permitiram presenciar e viver um momento histórico como este! E que as futuras gerações deem continuidade a tão grande legado de fé!

Rafael Fernandes da Silva – Paroquiano da Paróquia Tricentenária de Santa Maria de Baependi

Fotos cedidas pela Paróquia de Santa Maria