Diocese
da Campanha

/
/
/
Formação interforânea reúne mais de 300 Leitores da Diocese da Campanha

Formação interforânea reúne mais de 300 Leitores da Diocese da Campanha

capaNo último sábado 22 de julho, aconteceu uma manhã de formação para Leitores das paróquias que compõem as Foranias Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Campos e Nossa Senhora das Fontes. O evento reuniu, na matriz da Paróquia São José, em Varginha, mais de 300 leitores. Abrindo o encontro formativo, foi celebrada a Santa Missa da Festa de Santa Maria Madalena, presidida pelo Pe. Daniel Menezes, Pároco da Paróquia São José, com a diaconia do Diácono Alessandro Carvalho, assessor diocesano para o Ministério dos Leitores e Salmistas, bem como com a participação, na música litúrgica, do Diácono Marcelo Azarias. Em sua homilia, o Diácono Alessandro destacou que a missão dos Leitores é muito semelhante à missão de Santa Maria Madalena, porquanto somos chamados a anunciar que Cristo vive e é a razão de nossas vidas. Destacou ainda que celebrar a Festa de Santa Maria Madalena é motivo especial para reconhecer e valorizar a importância da presença feminina na vida da Igreja e na missão evangelizadora.

Após a Santa Missa, a Paróquia São José ofertou um delicioso café aos participantes.

A primeira reflexão foi conduzida pelo Diácono Marcelo Azarias, que abordou os dois primeiros capítulos do Documento 108 da CNBB, discorrendo sobre o ministério da Palavra no Novo Testamento e sobre a eficácia da Palavra anunciada.

A segunda reflexão foi feita pelo Diácono Alessandro, que tratou sobre o ministério do Leitor e os pilares da comunicação, à luz das bases da leitura em público (respiração, articulação e pronunciação). Discorreu sobre a necessidade de descobrir as riquezas do texto litúrgico, sobre as técnicas para a preparação remota e próxima da leitura litúrgica, concluindo com orientações práticas sobre a proclamação da Palavra diante da assembleia.

Por fim, destacou que a Lectio Divina deve ser a marca da espiritualidade do proclamador da Palavra de Deus.
O encontro foi encerrado com a oração do Angelus e a bênção de todos os participantes, sob a intercessão da Virgem Maria e de seu esposo São José. “Deus seja louvado pela vida e ministério dos nossos Leitores”.

Diác. Alessandro Carvalho
Assessor Diocesano do Ministério Extraordinário de Leitores e Salmistas

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Aconteceu em Belo Horizonte – MG, de 15 a 19 de julho, mais uma edição do Encontro Nacional de