Não somos somente mais de seis mil habitantes desta terra abençoada! Quem me autoriza a afirmar isso não são as cifras do recenseamento, mas a luz da Comunhão dos Santos. E se rezamos a nossa profissão de fé, com o ardor necessário, podemos saber que aqui, neste sagrado, toda a Igreja de Deus se reúne: os que ainda aqui militamos, os que recebem as graças da purificação no purgatório e os que já experimentam as alegrias do céu.
Esta festa, preparada com todo o carinho e celebrada com tanto gosto, não se refere tão somente à matriz ou às capelas de nossas atuantes comunidades. Ela se amplia e abraça a todo o povo de Deus: é a festa do povo de Deus, que ajuda o Senhor, há 120 anos, na construção do reino de paz, de justiça, de vida, de verdade e de equidade. É a festa da Igreja de Nossa da Soledade, da Paróquia, das Igrejas que as nossas famílias formam e da Igreja cuja graça nos advém do Santo Batismo, expressa viva nos segmentos organizados nessa parcela do povo de Deus.
Portanto, sobre o altar da Celebração Eucarística, está o nome de cada soledadense, aos quais abrimos nosso coração sacerdotal para nos entregar mais uma vez ao trabalho de evangelização, para continuar nossa ação se semeador da Palavra e para dizer-lhe, com toda sinceridade: “Muito obrigado por serem fiéis a Deus e à Virgem da Soledade!”
Soledade de Minas-MG, julho de 2023
Paróquia de Nossa Senhora da Soledade