Diocese
da Campanha

/
/
/
Encontro de Lideranças Juvenis do Regional Leste 2

Encontro de Lideranças Juvenis do Regional Leste 2

Encontro de Lideranças Juvenis do Regional Leste 2 reúne 72 representantes para diálogo e formação em Belo Horizonte

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2024, ocorreu o Encontro de Lideranças Juvenis do Regional Leste 2 no Recanto São José, em Belo Horizonte (MG). O evento, que teve como objetivo promover diálogo, atendimento, escuta e formação, reuniu cerca de 72 representantes das (Arqui)Dioceses pertencentes ao Regional, proporcionando uma conversa direta e objetiva sobre as diferentes manifestações e movimentos jovens.

Nos dois primeiros dias, o encontro contou com a presença do Padre Antônio Ramos do Carmo (Toninho), assessor externo para a juventude da CNBB. Em sua palestra, Padre Toninho abordou a importância da relação entre os jovens e a Igreja, apresentando documentos propostos pelo magistério sobre o tema e destacando a preocupação da Santa Igreja com o atendimento e a escuta dos jovens. Suas palavras incentivaram a perseverança dos Setores Juvenis e desafiaram os participantes a conhecer e acolher verdadeiramente os jovens em sua caminhada de evangelização. Usando uma expressão do padre, “Para evangelizar jovens, é preciso conhecê-los”, ficou evidente que o que não se conhece, não se protege e não se ama. Assim, reforçou-se o anseio proposto pela Igreja: “CONHEÇA O JOVEM, ENTENDA-O!”

Durante o encontro, Dom José Eudes, Presidente da Comissão para a Juventude do Regional Leste 2, também contribuiu diretamente, propondo discussões e debates em grupos. Esses momentos permitiram que os jovens compartilhassem suas realidades e buscassem juntos soluções para os questionamentos emergentes. Foi um momento considerado fundamental, pois possibilitou o intercâmbio de experiências entre as dioceses e a troca de ideias para o desenvolvimento de projetos voltados para a juventude. O diálogo promovido por Dom José foi essencial para ouvir e compreender as necessidades e anseios dos jovens presentes, permitindo estabelecer rotas de ação para cada problema e replicar situações bem-sucedidas.

Na manhã de domingo, os participantes tiveram a oportunidade de participar de duas conversas com o Psicólogo Alex Valadares, do Instituto Chiara Luce. Durante esses momentos de reflexão, os jovens compreenderam a importância do autocuidado com a mente e alma. Muitas vezes, ao dedicarem-se a cuidar dos outros e estar presentes para todos, acabam deixando de lado suas próprias questões. Valadares destacou a necessidade de dar significado às nossas vidas, mesmo diante das dificuldades do dia a dia, e deixou a poderosa mensagem de que nada é mais valioso do que encontrar algo pelo qual vale a pena lutar. Este momento de diálogo foi extremamente positivo, ressaltando a importância de cuidar da saúde emocional, pois o mundo constantemente desafia em relação ao sentido da vida, tentando abalar nosso sentido pessoal. Uma frase impactante dita por Alex foi: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”, ensinando sobre força, persistência e determinação, atitudes essenciais para liderar para Cristo, principalmente no âmbito das juventudes.

Por: Wesley Vitor da Silva Souza – Seminarista da Arquidiocese de Juiz de Fora

Fonte: CNBB – Leste 2

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Rede Século 21 chega à cidade de Campanha – MG Sintonize o canal 50.1 em sua TV e assista