Dom Pedro emite nota de solidariedade pela morte de Dom Antônio Afonso de Miranda, aos 101 anos

Na manhã de hoje, 11/10/2021, a Cúria Diocesana da Campanha emitiu nota assinada por Dom Pedro Cunha Cruz, na qual se solidariza com a Diocese de Taubaté/SP e com os familiares de Dom Antônio Afonso de Miranda, sdn, por ocasião da sua páscoa ocorrida nesta manhã, por volta das 7h, num hospital de Juiz de Fora/MG, onde encontrava-se internado.

Dom Antônio Afonso de Miranda nasceu em 14 de abril de 1920 em Mercês/MG. Cursou Humanidade e Filosofia no Seminário Apostólico de Manhumirim/MG de 1933 a 1941. Em 1942 ingressou no curso de Teologia no Seminário Central de Belo Horizonte/MG. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Belo Horizonte no dia 1 de novembro de 1945.

Em 1952, tornou-se Superior Geral da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento em Manhumirim, substituindo o seu fundador, o servo de Deus Pe. Júlio Maria de Lombarde, ofício que exerceu até 1961. De 1965 a 1970, cursou Direito na Universidade Federal do Espírito Santo. Cursou ainda licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de São João del Rei/MG de 1970 a 1971.

Em 27 de dezembro de 1971, recebeu a Sagração Episcopal, assumindo a diocese de Lorena/SP de 1972 a 1977. No ano de 1979, foi Delegado Brasileiro à Conferência Latino-Americana de Puebla, no México. Foi Administrador Apostólico de nossa Diocese da Campanha de 1977 a 1981, como refere a nota hoje emitida, e em setembro de 1981 tornou-se o quinto bispo da Diocese de Taubaté onde permaneceu até 1996, quando se tornou emérito aos 75 anos.

Até 2019, Dom Antônio residiu em Taubaté, na companhia de seu sucessor. A partir de então, voltou a residir na casa que fora de seus pais, em Mercês/MG, na companhia de suas irmãs, Maria José e Maria Therezinha.

Dom Antônio foi autor de inúmeros artigos e diversos livros de diferentes gêneros, desde a poesia à teologia. Era um grande orador e até o centenário gozou de uma mente lúcida e capaz de recontar aos detalhes fatos da sua e da história da Igreja.

Os funerais de Dom Antônio Affonso de Miranda acontecerão amanhã, dia 12, às 15h, com Missa Exequial presidida pelo Sr. Arcebispo de Mariana/MG, no Santuário de N. Sra. das Mercês, seguida de sepultamento. Os ritos serão transmitidos pela TV Canção Nova.

NOTA AFFONSO DE MIRANDA 0002