Na memória litúrgica da Bem-aventurada Virgem Maria, realizou-se, em Pouso Alegre, na Comunidade Senhora do Carmo, a solene festa em honra de sua excelsa Padroeira. A celebração foi enriquecida pela honrosa presença de Sua Excelência Reverendíssima Dom Walter Jorge, juntamente com membros do presbitério diocesano e da Arquidiocese de Pouso Alegre, além dos diáconos transitórios e seminaristas das etapas Propedêutica, Filosófica e da síntese.
Em clima de profunda ação de graças e comunhão eclesial, a festividade foi marcada pela alegria espiritual suscitada pelo Divino Espírito Santo durante o encerramento do Tempo Pascal e a celebração de Pentecostes. De modo particular, tal júbilo manifestou-se entre os seminaristas do segundo e terceiro ano de Teologia, que receberam, pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima, os ministérios instituídos de Leitor e Acólito, sinais concretos do amadurecimento vocacional e da configuração progressiva ao serviço da Igreja.
Na ocasião, Dom Walter Jorge dirigiu palavras de paterna exortação aos candidatos, agradecendo-lhes generosamente pelo “sim” ofertado à Igreja e à Diocese, expressão de entrega, fidelidade e disponibilidade ao chamado do Senhor. Aos novos leitores, recordou que o ministério da Palavra exige não apenas a proclamação litúrgica das Sagradas Escrituras, mas também uma vida configurada à própria Palavra de Deus, que deve ser anunciada com zelo, transmitida na catequese e, sobretudo, acolhida no íntimo do coração, tornando-se alimento constante da vida espiritual.
Dirigindo-se aos acólitos, ressaltou a dignidade e a sublimidade do serviço ao altar, exortando-os ao profundo respeito, zelo e espírito de adoração para com a Santíssima Eucaristia, centro e ápice da vida cristã. Destacou ainda que o serviço do viático aos enfermos constitui um autêntico gesto de caridade pastoral, sinodalidade e comunhão eclesial, por meio do qual Cristo se faz próximo dos que sofrem e dos mais necessitados, fortalecendo-os com o pão da vida eterna.
Assim, a celebração transcorreu em clima de fé, fraternidade e renovação espiritual, testemunhando a beleza do chamado vocacional e a permanente ação do Espírito Santo na vida da Igreja.
Rian Luiz Martins
Seminarista IV da Etapa Configurativa








