A comunidade católica da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Boa Esperança, realizou neste final de semana, 30 de junho, uma celebração eucarística em grande estilo, marcando também a solenidade de São Pedro e São Paulo. Foram crismados 133 adolescentes e 08 adultos do catecumenato. A solenidade que aconteceu na Basílica menor de Nossa Senhora das Dores, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, concelebrada pelo pároco, Padre Geraldo Inácio de carvalho, e o vigário paroquial Padre Jean Steferson.
Ao explicar os sinais e gestos sacramentais da Crisma, Dom Pedro lançou um estímulo aos crismandos. “Hoje está sendo lançado um desafio: Quando vocês abraçam a cruz de Jesus, significa que devem ter uma postura diante da vida, não pelo que dizem, mas pelo que de fato são. Não compactuando com a fraude e a mediocridade, mas garantindo o direito do cristão. É por isso que o primeiro gesto da Crisma é a vela acesa, significando que devemos iluminar”.
Durante a cerimônia, os crismandos fizeram a renovação das promessas batismais, renunciaram ao pecado e confirmaram sua crença em Deus.
No final da Celebração Eucarística, Dom Pedro também agradeceu a dedicação e o zelo dos catequistas que conduziram os crismandos até o Sacramento, preparando-os. Mais uma vez recomendou a atitude cristã: “Levem no coração os ideais cristãos de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa e fraterna, colocando os dons que receberam a serviço da comunidade e sociedade”.
Texto: João Paulo Damasceno Silva – Coordenador da Pastoral da Liturgia Paroquial
Fotos: Adriano de Oliveira / Edson Oliveira