Diocese
da Campanha

/
/
/
Dom Pedro, celebra 12 anos de episcopado no Santuário de N. Sra. da Conceição da Beata Nhá Chica.

Dom Pedro, celebra 12 anos de episcopado no Santuário de N. Sra. da Conceição da Beata Nhá Chica.

39No último domingo, 05, o Exmo. Revmo. Sr. Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha, comemorou o 12º ano de sua ordenação episcopal. Para celebrar a data, presidiu a Santa Missa em ação de graças pelo seu ministério no Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, em Baependi/MG.

Dom Pedro foi recebido, com alegria, pelo povo e o seminarista Henrique que cantavam o refrão “sou bom pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas Eu tiver, Eu lhes darei” em sua homenagem. A missa foi concelebrada pelos sacerdotes – representando todo o clero campanhense – Pe. Edson Pereira, reitor do Santuário Nhá Chica, Pe. Edson Cassiano e Pe. Carlos Natali.

Em sua homilia, o bispo da Campanha ressaltou as riquezas da liturgia dominical, dando destaque ao refrão do Salmo 111 – “uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez” – levando o povo a reflexão de suas marcas deixadas e o bem feito pelo outro. “Talvez esta seja a única pergunta que Jesus Cristo nos faça na porta do aprisco, antes d’Ele nos acolher no Seu Reino: O que você fez pelo outro para merecer entrar aqui? Porque aí ele vai nos identificar por aquilo que Paulo já nos chama atenção, que é a obra de caridade”, ponderou.

Para o sacerdote, a luz de Cristo que dissipa o poder das trevas, é a mesma luz de Cristo – recebida no batismo – e é um compromisso do cristão fazê-la brilhar no mundo. Não submergindo-a, explica, é necessário colocá-la num candeeiro onde possa iluminar o ambiente. Concluindo, convidou a assembleia a ser “a partir da liturgia da palavra dominical, homens e mulheres que traduzem o sal e luz para os mais necessitados”.

Ao final, recebeu de Claudineia Lopes, os agradecimentos por tamanha delicadeza em celebrar tão importante data junto ao Santuário Nhá Chica e próximo a cada uma das ovelhas confiadas ao seu pastoreio. “Nossa gratidão pelo vosso sim, pela doação completa de vossa existência, pelo amor com que servis a Igreja e a cada filho e pela disponibilidade. O nosso reconhecimento pelo trabalho realizado em nossa Igreja particular, a Diocese da Campanha”, disse.

Antes de conceder a bênção ao povo ali reunido, Dom Pedro Cunha Cruz agradeceu todas as orações e participação do povo de Deus durante todo o dia, pedindo que continuem a rezar por seu pastoreio.

Toda Diocese da Campanha permanece unida em oração por Dom Pedro, Servus Jesu Christi, para que seu pastoreio seja fecundo e iluminado pelo Espírito Santo.

A celebração completa está disponível no Facebook oficial da Diocese da Campanha/MG e no Santuário Nhá Chica. Confira.

Texto e fotos por Bruna Marinho

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos