Diocese
da Campanha

/
/
/
DIOCESE DA CAMPANHA PRESENTE NO ENCONTRO REGIONAL DAS CEB’S

DIOCESE DA CAMPANHA PRESENTE NO ENCONTRO REGIONAL DAS CEB’S

Há um novo jeito de ser Igreja. Igreja povo de Deus, Igreja nas casas, Igreja doméstica, Igreja na base, Igreja no chão da vida, Igreja da Palavra, Igreja profética.

Em busca de resgatar a mística da Palavra de Deus, realizou-se o Encontro Regional de Coordenadores e Multiplicadores de Grupos de Reflexão do Regional Leste 2 no final de semana dos dias 14 a 16 de junho no Recanto Marista em Ribeirão das Neves, MG.

Principiou sob a direção luxuosa do Irmão Denílson Mariano, SDN, percorrendo alguns textos bíblicos reforçando a importância da Palavra de Deus. Desafiadas a recuperar a força escondida que não nos deixa desanimar, reuniram-se representantes das CEBs, Comunidades Eclesiais de Base, das províncias do Regional, numa animação bíblica da luta na caminhada que compõe a vida, para refletir sobre a potência da Palavra como pão da vida, assim como o próprio Corpo de Cristo.

Representantes de Montes Claros, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Diamantina, Mariana e Uberaba, embalados por uma produção impecável da equipe da Articulação Regional das CEBs de Minas Gerais, em meio a uma paisagem paradisíaca do REMAR – Recanto dos Maristas, após rica exposição do padre Godói, professor de Teologia Pastoral e Supervisor de Estágio Pastoral na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, MG, trabalharam com acenos sobre a Dei Verbum – Concílio Vaticano II e a situação dos Grupos de Reflexão e Animação Bíblica.

Indagou-se sobre o que havia de trabalho bíblico em nossas paróquias e comunidades antes da pandemia e como se encontram hoje. Posteriormente, à luz do que foi refletido, apurou-se as principais dificuldades enfrentadas e as soluções possíveis no caminho, como, por exemplo, uma articulação diocesana, diálogo com os padres nas paróquias, a criação de um repositório de dados levantados pelos grupos, uso das redes sociais, entre outras iniciativas.

O Movimento das CEBs da Província de Pouso Alegre foi representado no encontro pela Mariângela Souza, de Varginha, Sonia Montuani, de Três Pontas, Neo Lara, de Baependi, todos da diocese da Campanha e, Luiz Carlos Silva, de Pouso Alegre.

Rezar, dialogar, exercendo a escuta, planejar ações no próprio grupo ou na comunidade são os propósitos dos grupos de reflexão que se reúnem para refletir a palavra de Deus. A Igreja saindo da realidade do templo e indo ao encontro das pessoas. Amém.

Carlos Alberto Lara, membro da Equipe Diocesana de Animação das CEB’s

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

https://www.facebook.com/share/p/HjPuaeUp3LorxymX/  
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos