Diocese
da Campanha

/
/
/
Dia de festa para Diocese de Guaxupé

Dia de festa para Diocese de Guaxupé

Dom-Jose-Hamilton-de-CastroDia de festa para Diocese de Guaxupé: Dom José Hamilton de Castro é ordenado bispo para Diocese de Almenara (MG)

Na manhã do sábado (08/07), na Catedral Nossa Senhora das Dores, de Guaxupé (MG), aconteceu a ordenação episcopal do Monsenhor José Hamilton de Castro. O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), Dom Luiz Magella Delgado presidiu a Solene Celebração Eucarística com o rito de Ordenação Episcopal. Os bispos co-ordenantes foram Dom José Lanza Neto, Diocese de Guaxupé (MG), e Dom Messias dos Reis Silveira, Diocese de Teófilo Otoni (MG).

A celebração foi marcada pelo número expressivo dos fiéis da Diocese de Guaxupé, oriundos de várias cidades nas quais Dom José Hamilton desempenhou seu ministério presbiteral. Além dos fiéis e padres da Diocese de Almenara, para qual Dom José Hamilton foi nomeado como pastor.

Em sua homilia, Dom Luiz Magella Delgado destacou um dos significados da origem da palavra “bispo”: “

na palavra “bispo” (…) está contido o verbo ‘ver’. Indica um ver do alto, um ver a partir da altura de Deus. Um ver na perspectiva de Deus. É um ver do amor que deseja servir o outro. (…) Olhando a partir de Deus, tem-se uma visão de conjunto. Vê-se tantos os perigos como as esperanças e as possibilidades. Ser bispo, nessa perspectiva, significa assumir a posição de Cristo. Pensar, ver e agir a partir da posição de Cristo é estar a disposição dos homens, para que encontrem a vida”.

Em seus agradecimentos, Dom José Hamilton de Castro sintetizou seus sentimentos em dois: gratidão a todos que fizeram parte de sua história, e pediu que todos rezassem por ele”. A respeito de sua nova missão como bispo de Almenara, afirmou: “que o calor da região nordeste de Minas possa transbordar sempre em nossa disponibilidade em participar e servir com amor e alegria”

Conheça mais sobre a vida de Dom José Hamilton de Castro

Informações do site CNBB.org.br

José Hamilton nasceu em 20 de abril de 1961 na cidade de Monte Santo de Minas Gerais (MG). Fez seus estudos Fundamental e Médio no colégio estadual “Abel dos Reis”, em Cácia dos Coqueiros (SP) de 1974 a 1980.

Ingressou no seminário da diocese de Guaxupé em 1990. Estudou no seminário arquidiocesano Maria Imaculada da arquidiocese de Ribeirão Preto, situado em Brodowisk (SP). Licenciou-se em Filosofia pela faculdade Claretiana de Batatais, de 1990 a 1992. Fez seus estudos teológicos no Centro de Estudos Teológicos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), de 1993 a 1996.

Foi ordenado diácono em 13 de setembro de 1996 na paróquia Imaculada Conceição, em Divisa Nove (MG), e ordenado presbítero em 4 de maio de 1997, na cidade de Natal de Monte Santo (MG).

Em 1997, assumiu a função de vice-reitor do seminário São José em Guaxupé. Em 1998, assumiu a reitoria da Casa de Formação Presbiteral Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), sendo formador de Teologia. De 1997 a 2000, assumiu a reitoria do seminário diocesano de Guaxupé (MG), sendo também vigário da paróquia da catedral.

De 2001 a outubro de 2007, foi pároco da paróquia São José em Machado (MG) e coordenador do setor Alfenas (MG). De outubro de 2007 a janeiro de 2013, foi pároco na paróquia São Sebastião em São Sebastião do Paraíso (MG), assumindo também a coordenação do Setor Paraíso.

De fevereiro de 2013 a 2015, reassumiu a reitoria do seminário diocese São José em Guaxupé. De janeiro de 2016 a dezembro de 2018, foi vice-reitor da Casa de Formação Presbiteral Santo Antônio, situada em Pouso Alegre, formador de Teologia. Também fez parte do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da Diocese de Guaxupé.

Entre os anos de 2019 e 2021 assumiu novamente a paróquia São José como pároco, na cidade de Machado. Em 2022 retornou ao Seminário Santo Antônio em Pouso Alegre como reitor e formador da Teologia. Em abril de 2023 foi nomeado bispo de Almenara (MG).

Fonte: Site Diocese de Guaxupé

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos