Entre os dias 04 e 07 de novembro, os padres da Diocese da Campanha, juntamente com seu bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, se reuniram em Passa Quatro/MG, para uma atualização e para a formação permanente, tão necessária na vida presbiteral, com a motivação: “Presbíteros, testemunhas da esperança”. Para assessorar este encontro, a Diocese contou com a presença de Padre Humberto Robson de Carvalho, pertencente ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo. Padre Humberto é mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia; além de ser autor de vários livros, entre eles: “Elementos fundamentais da Espiritualidade do catequista”, “Espiritualidade do Padre Diocesano”, “Paróquia Missionária”… conta também com longa experiência em assessoria às mais diversas dioceses espalhadas pelo Brasil.
O encontro começou com uma confraternização entre o clero. Numa diocese tão ampla como a de Campanha, os momentos em que os padres se encontram acabam sendo raros, muitas vezes os encontros acontecem em eventos, como ordenações ou celebrações diocesanas, sem tempo suficiente para a vivência fraterna. Esta convivência auxilia sobretudo na fraternidade presbiteral, um dos temas que o próprio assessor fez questão de ressaltar ao longo dos dias formativos.
De forma descontraída, ao longo de dois dias, Pe Humberto tocou em temas que falam forte na experiência sacerdotal. Recordou desde o plano da Encarnação, em que Deus assumiu a nossa humanidade, até a questão da Diocesaneidade, um assunto que, sem dúvida, desperta o compromisso do padre diocesano em ajudar na edificação da Igreja onde está inserido. O assessor ressaltou sobretudo o aspecto humano do presbítero, buscando desde as motivações familiares e a importância da família na formação do sacerdote, até as dores e os sofrimentos que atingem também os ministros ordenados, revelando as fragilidades que os presbíteros também devem confrontar no seu dia a dia.
O último dia de formação envolveu assuntos mais ligados à vida diocesana, como a escolha do novo representante dos presbíteros, o ano jubilar de 2025 e os encaminhamentos finais para o lançamento do diretório litúrgico sacramental. A palavra final ficou com Dom Pedro que buscou ressaltar a importância deste momento formativo, atualizou o clero a respeito das normas diocesanas no cuidado com o povo de Deus e estendeu seu abraço fraterno a todas as paróquias e paroquianos pelos seus pastores ali presentes. A oportunidade de convívio reforça os laços de amizade entre os presbíteros e faz com que as motivações junto ao povo a eles confiado sejam renovadas. Oxalá sejam sempre oferecidas e acolhidas com amor estas oportunidades!
Texto: Cônego Marcos Thomas Antônio Menezes Thomaz – Pároco da Paróquia Santa Maria de Baependi; Assessor Eclesiástico da Comissão para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso e Adm. do Santuário Diocesano N Sra. da Conceição
Fotos: Pascom Diocesana e Pe Joaquim Soares



























