Os bispos referenciais dos setores Educação, Ensino Religioso e Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação nos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram, no último dia 11 de novembro, para refletir sobre o trabalho da comissão em 2020.
Na pauta, os temas prioritários de cada setor, o resultado da pesquisa de percepção do público sobre o trabalho da comissão e sua incidência nos regionais e dioceses, Pacto Global da Educação e pré-mobilização da Campanha da Fraternidade 2022, que terá “Educação” como tema. Além da partilha dos bispos sobre as atividades desenvolvidas nos regionais.
De acordo com o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da comissão, dom João Justino de Medeiros, o encontro foi muito animador.
“Constata-se que, não obstante a pandemia, algumas pautas da ação evangelizadora no mundo da cultura e educação foram trabalhadas em diversos regionais. O Pacto Global Educativo vai aos poucos mobilizando educadores e famílias. Há diversas ações que indicam novas possibilidades na utilização dos meios virtuais para nossa missão”, destacou.
No encontro, ainda foram refletidos os temas prioritários de 2021 para cada setor da comissão:
Setor Ensino Religioso: Recepção do Estudo sobre a confessionalidade do Ensino Religioso nos regionais da CNBB;
Setor Cultura: O Diálogo das Culturas e a Fraternidade Universal;
Setor Bens Culturais: Diálogo Intergovernamental em âmbito Nacional e Local;
Setor Universidades: Universidade, Pandemia e Novos Ensinos (ead, híbrido, remoto);
Setor Educação: Itinerários formativos para educadores.