/
/
/
Assembleia Diocesana da Revisão do IV Plano Diocesano de Pastoral

Assembleia Diocesana da Revisão do IV Plano Diocesano de Pastoral

foto27

No sábado, dia 25 de março, reuniram-se em Assembleia, na Quadra Poliesportiva dos Irmãos do Sagrado Coração, em Campanha, às oito horas, juntos com o Pastor Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, Sacerdotes, Religiosos, Seminaristas, Leigos e Leigas, congregados em nome do Senhor, para a Revisão do IV Plano Diocesano de Pastoral e avaliação de sua aplicação.  Após o café de acolhida, deu-se início à Oração da Manhã, na Solenidade da Anunciação do Senhor, preparada pela Equipe Diocesana de Animação Litúrgica – EDAL. Em seguida, Padre Jean Poul, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Careaçu, saudou a todos os presentes e manifestou a alegria do encontro pastoral diocesano.

Vindos de perto ou de longe, os representantes das Paróquias, após os encontros de CPPs, divididos em grupos, fizeram a partilha, a partir das perguntas levadas para discussão nos Conselhos Paroquiais. Durante o período de uma hora os membros de doze grupos responderam às seguintes questões: 1) Qual foi a sua primeira impressão do IV Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto? 2) O que já está acontecendo em sua comunidade, paróquia, fruto do IV PDPC? 3) Quais as suas críticas ao IV PDPC? 4) Quais as suas sugestões em relação ao IV PDPC?  Após as reuniões de grupo, representantes dos mesmos apresentaram, em plenário, as respostas que serão encaminhadas à Assessoria Diocesana de Pastoral. Após o plenário, Pe. Jean comentou acerca das ações propostas pela 4ª Assembleia que já se encontram implantadas ou estão em fase adiantada de implantação. Assim, ele convidou, primeiro, o Padre Wesley Clay, da Paróquia Santa Maria, de Baependi que apresentou o que está sendo realizado dentro do Setor Família, uma das prioridades do IV Plano Diocesano.

O Setor Família quer aproveitar o que cada área de atuação da Família já faz em bem do trabalho pastoral com a realidade da família. Busca a unidade entre esses trabalhos, seja na Pastoral Familiar, no ECC, Equipes de Nossa Senhora, entre outros. O Setor objetiva promover diálogo entre os diversos organismos que trabalham com a Família nas Paróquias. Em seguida, convidou o Padre Jean Steferson, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Boa Esperança, que falou sobre a Dimensão Bíblico-catequética. A pedido do senhor Bispo, Dom Pedro, foi preparado um material para os Círculos Bíblicos, que neste ano aborda a temática do Ano Jubilar Mariano, cada mês refletindo um Evangelho sobre a Virgem Maria. O encontro de formação para lideranças acontecerá no dia 1º de abril, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações, das 8h às 16h. As Paróquias deverão se inscrever na Secretaria Diocesana de Pastoral. Para abordar a temática de Formação de Leigos, Padre Rogério Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Carmo de Minas, foi o terceiro convidado, que fez um breve relato sobre o trabalho da Escola Diocesana de Teologia.

O curso tem previsão de dois anos, e teve início em agosto de 2016, com encerramento previsto para o segundo semestre de 2018. Disse ainda que houve uma pequena evasão, com as devidas justificativas: dos 150 inscritos, o curso hoje conta com cerca de 120 alunos. Logo em seguida, o quarto enfoque foi feito pelo Diácono Wendel, que falou sobre a organização do processo de implantação do Diaconato Permanente: o primeiro passo é a criação de uma equipe de implantação para revisão e acréscimo dos documentos relativos à aprovação da Escola Diaconal São Lourenço Mártir. O Diácono Wendel solicitou aos padres que orientem com calma e clareza os candidatos sobre os critérios necessários para a candidatura ao Diaconato Permanente. Logo após, Padre Luciano, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Ilicínea, apresentou uma prestação de contas relativa aos 60% da Coleta de Domingo de Ramos do ano de 2016, que ficam para a Diocese.

O referido valor está sendo investido nas obras de construção de um centro de recuperação de dependentes químicos, em uma fazenda no município de Ilicínea. Para dar continuidade às obras, a Diocese está aguardando a arrecadação da Coleta do próximo Domingo de Ramos. Fechando os trabalhos, Dom Pedro falou sobre a unidade diocesana, expôs que o Plano é princípio da unidade pastoral na Paróquia e na Diocese. Disse que teremos paróquias mais vivas, alegres e dinâmicas quando vivermos a comunhão e a busca permanente da unidade, lutando contra toda fragmentação. Com relação a uma nota sobre a questão da Reforma da Previdência, disse que considera sua, a fala da CNBB, não sendo necessária uma fala particular. Disse que com a proximidade da Assembleia Geral da CNBB, aguarda maiores considerações, por se tratar de um assunto de grande complexidade. Reforçou a importância do exercício de nossa cidadania, sem a necessidade de uma posição do Bispo a respeito do que fazer. A seguir, Cônego Luzair, da Paróquia Santo Antônio, de Campanha, Chanceler do Bispado, fez a leitura do Decreto que institui duas outras Foranias: Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, totalizando agora sete. Padre Luzair apresentou a nova composição das Foranias. Dom Pedro encerrou o encontro com a saudação à Virgem, através da oração da Ave-Maria. Houve um lanche de confraternização ao final do encontro.

Assim, manifestamos nossa vocação ao discipulado e à missão, atentos à voz da Igreja, nossa mãe e mestra, nestas terras consagradas à Virgem Maria, Senhora do Monte Carmelo.

Wagner Tadeu Alves

Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Lambari

Membro do Grupo de Assessores Diocesanos de Pastoral

Fotos por Fotos por Bruno Henrique / Pascom Paróquia Santo Antonio e Maria Aparecida Andrade Enezio

Meow Gallery: There was an error while building the gallery. Check your PHP Logs.

 

Imagem do Autor

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Hora Santa – 01 Hora santa – 02 Hora santa –  03 Hora santa – 04 Hora santa –