Três Corações/MG – Na manhã do dia 18 de junho de 2025, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) promoveu a Páscoa dos Militares, a qual foi realizada, pela primeira vez, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil. Passado o período da Páscoa, a pedido dos pracinhas, fora realizada uma celebração na Praça XV, no Rio de Janeiro, mesmo fora do tempo pascal, estabelecendo uma tradição que se perpetua até os dias de hoje.
A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo Capelão da ESA, Capitão Eliano R. Rodrigues e 4 sacerdotes da Diocese da Campanha.
Foram realizados, ainda, Culto Evangélico presidido pelo 1º Ten Capelão Hugo Gonçalves de Freitas, no Auditório Coronel Catunda; e por uma Reunião Espírita, no Auditório da Divisão de Ensino, dirigida pelo 2º Tenente Raimundo Giarola.
Após as celebrações, houve a inauguração da Galeria de Retrato dos antigos Capelães da ESA, eternizando várias gerações de capelães que tiveram a missão de prestar assistência religiosa e de assistir aos integrantes da Escola nas diversas situações da vida. A galeria foi inaugurada pelo General de Brigada Carlos Marcelo, acompanhado do Capelão de Força Aérea Brasileira do Galeão, Tenente-Coronel Padre Lupércio Simões.
As atividades foram acompanhadas pelos militares do Corpo Permanente, Alunos, Cabos e Soldados da Escola e representantes dos Órgãos de Segurança Pública de Três Corações.