/
/
/
PASCOM realiza manhã de espiritualidade em São Lourenço

PASCOM realiza manhã de espiritualidade em São Lourenço

Vivenciando este ano Santo da Encarnação, no último sábado, dia 31 de maio, na Festa da Visitação de Maria, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) das paróquias de nossa Diocese se reuniu na Basílica Menor de São Lourenço Mártir, em São Lourenço/MG para uma manhã de espiritualidade, marcada por oração, reflexão e partilha. O encontro aconteceu em sintonia com o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo, 1º de junho, com o tema proposto pelo Papa Francisco: Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16).

A manhã começou com a Santa Missa presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz. Em sua homilia, Dom Pedro salientou que a Pascom replica no seu agir aquilo que Maria Santíssima fez juntamente com Isabel, isto é, Maria comunica aquilo que Deus previu no seu plano eterno e que estava reservado por ele, tão somente no seu pensamento, mas que no encontro do anjo Gabriel com ela, Deus quis revelar e Isabel recebe essa mensagem de salvação. E, reiterou: a Igreja, hoje, espera muito de vocês, comunicadores, membros da Pascom. Existem muitas pessoas que ainda não foram atingidas pela mensagem da salvação, pelo anúncio deste mistério da encarnação, ou seja, que desconhecem Jesus ou que tem a fé muito adormecida.

Em seguida, Pe Leandro Portugal nos ajudou a refletir a mensagem deixada pelo saudoso Papa Francisco e sobre o papel do comunicador cristão nos dias de hoje, especialmente diante dos desafios trazidos pelas novas tecnologias e pela inteligência artificial. Também houve momentos de silêncio, escuta da Palavra de Deus e partilha entre os comunicadores, que encontraram ali um espaço para renovar sua missão evangelizadora por meio da comunicação.

Celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais é também recordar o chamado da Igreja para uma comunicação que seja verdadeira, ética e humana. Como destacou o Papa Francisco em sua mensagem deste ano, é preciso partilhar com mansidão e coragem a razão da nossa esperança mesmo em um mundo cada vez mais digitalizado. Assim afirma o Papa: Por isso, sonho com uma comunicação que saiba fazer de nós companheiros de viagem de tantos irmãos e irmãs nossos para, em tempos tão conturbados, reacender neles a esperança. Uma comunicação que seja capaz de falar ao coração, de suscitar não reações impetuosas de fechamento e raiva, mas atitudes de abertura e amizade; capaz de apostar na beleza e na esperança mesmo nas situações aparentemente mais desesperadas; de gerar empenho, empatia, interesse pelos outros. Uma comunicação que nos ajude a ‘reconhecer a dignidade de cada ser humano e a cuidar juntos da nossa casa comum’ (Carta enc. Dilexit nos, 217).

A manhã de espiritualidade foi um momento especial para fortalecer a fé, o compromisso e o espírito de serviço de cada integrante da PASCOM, que segue sendo uma ponte entre a Igreja e o povo, levando a Boa Nova com responsabilidade e amor. Deus seja louvado pela vida e missão de cada pasconeiros.

 

Texto: Pe. João Paulo G. de Carvalho – assessor diocesano da Pascom 

Fotos: Pascom Diocesana

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também