Diocese
da Campanha

/
/
/
25 anos – ENS Setor Três Corações

25 anos – ENS Setor Três Corações

As Equipes de Nossa Senhora nasceram na França durante o ano de 1938, graças à iniciativa de alguns casais que, acompanhados por um sacerdote, o Pe. Henri Caffarel, resolveram encontrar-se mensalmente para juntos redescobrir o sentido do matrimônio. O movimento chegou ao Brasil em 1950, trazido pelo casal Nancy e Pedro Moncau, que, junto com outros casais expandiram o Movimento para todas as regiões.

No dia 26 de julho de 2002, festa de Sant’Ana e São Joaquim, o Conselho Pontifício para os Leigos reconheceu definitivamente as Equipes de Nossa Senhora como Movimento de Fiéis Leigos. Desde 1992 os Estatutos Canônicos eram reconhecidos ad experimentum, isto é, em regime probatório. Assim, as Equipes de Nossa Senhora é um movimento para a espiritualidade conjugal, uma comunhão entre dois sacramentos: matrimonio e ordem. Um valioso trabalho em benefício das famílias.

As Equipes de Nossa Senhora estão presentes em quatro cidades da nossa diocese Varginha, Três Corações, Três Pontas e Campo do Meio. Atualmente, essas cidades estão organizadas em quatro setores, que estão inseridos na Região Minas IV e Província Leste II. O Setor é uma comunidade de equipes que querem caminhar juntas e se ajudar mutuamente nesse caminho. Elas formam uma unidade geográfica de cinco a vinte equipes, animadas por casais responsáveis.

O Setor Três Corações foi criado em 1999, com equipes desmembradas do Setor Varginha. Durante esses anos, as equipes foram crescendo e expandindo na cidade. Assim, o movimento percebeu a necessidade de realizar uma multiplicação para dois Setores A e B. No correr desses 25 anos, os frutos foram incontáveis e numerosos, pois muitos casais e sacerdotes conselheiros ajudaram na santificação de famílias. Além disso, o Setor Três Corações expandiu o movimento para Lavras.

Por fim, a celebração eucarística pelo jubileu, aconteceu dia 02 de julho, na Matriz da Sagrada Família. E contou com a presença expressiva de casais, sacerdotes conselheiros e nosso bispo diocesano Dom Pedro. Na homilia, Dom Pedro ressaltou a importância do movimento junto aos casais e famílias. Além disso, ele agradeceu a presença dos diversos casais na vida de muitos sacerdotes conselheiros, que ajudam o movimento na diocese.

Nós equipistas rendemos graças a Deus pelas inúmeras maravilhas que ele realiza em nossas vidas!

Equipes de Nossa Senhora – Setores Três Corações A e B

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Entre os dias 15 e 18 de julho aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 7° Encontro de Formação Litúrgica para