/
/
/
União da Vitória marca presença na posse do novo bispo da Campanha

União da Vitória marca presença na posse do novo bispo da Campanha

Uma das grandes surpresas para os fiéis presentes na posse de Dom Walter Jorge Pinto, oitavo bispo da Diocese da Campanha, foi a chegada de diversas caravanas vindas de diferentes regiões do país. Entre elas, destacou-se a caravana da Diocese de União da Vitória (PR), primeira diocese onde Dom Walter exerceu o ministério episcopal. Além dos peregrinos paranaenses, estiveram presentes familiares do novo bispo, padres amigos da Diocese de Mariana e representantes de várias comunidades que fizeram questão de acompanhar esse momento histórico.

Embora o Ano Santo tenha se encerrado, o espírito de peregrinação permanece vivo entre os fiéis. A caravana de União da Vitória percorreu aproximadamente 17 horas de viagem, atravessando o Paraná, cortando o estado de São Paulo e adentrando Minas Gerais até chegar à Campanha. A longa distância não desanimou os peregrinos, que vieram acompanhados de padres e seminaristas.

Para compreender o que motivou tamanha dedicação, ouvimos alguns dos participantes, que compartilharam suas impressões e sentimentos sobre a despedida de Dom Walter e a acolhida na nova diocese.

Eduarda Moraes Parastchuk, assessora de comunicação da Diocese de União da Vitória/PR, relatou que a saída da caravana ocorreu por volta das 19h30 do dia 15 de janeiro, com chegada à Campanha por volta do meio-dia do dia 16. “D. Walter deixou muitos ensinamentos pra gente. Foram muitos aprendizados com ele. Assim como ele pedia as coisas, ele ensinava! Ele sabia ensinar. Com certeza vai deixar saudade. Mas o que ele deixou a gente soube aproveitar e continuamos em oração por ele para que ele que Deus abençoe cada vez mais esse novo caminho dele aqui em Campanha.”

A caravana também participou da Noite Cultural realizada no dia 16, no Colégio Sion, atual sede da cúria diocesana. Para Eduarda, o evento foi muito “bacana e a gente vai levar boas lembranças daqui de Minas para o Paraná”. A peregrina Lindamir Varela compartilhou do mesmo sentimento: “Muito linda, parabéns aos organizadores, ficamos muito felizes”.

Funcionária da Cáritas de União da Vitória, Lindamir destacou traços marcantes da personalidade de Dom Walter durante sua atuação na diocese paranaense: “Uma pessoa muito próxima do povo. Ia visitar as famílias e almoçar junto. A Cáritas de lá é vizinha da residência do bispo. Brincamos que somos vizinhos de tela, pois é uma tela que separa os terrenos! Ele sempre participa junto com todos os movimentos e pastorais. Ele sempre à frente, conduzindo, envolvendo as pessoas. Dom Walter é uma pessoa muito aberta. E eu digo que, mesmo quando ele tem que te chamar atenção, ele faz com tanto carinho, que você sai assim com a alma leve.”

A responsável pela formação catequética da Diocese de União da Vitória, Lidia Lachovski, ressaltou a presença constante do bispo no acompanhamento pastoral: “Ele está sempre perto, acompanha, apoia e fica de olho para que as coisas andem direitinho. Porque catequese é futuro! Ele estava sempre preocupado no intuito de que mantivéssemos o foco dentro do trabalho da catequese. Sempre acompanhando o coordenador diocesano, na orientação, acompanhando a organização, nos enviando em cursos para fora. Ele sempre questionava em que pé estão as coisas. É organização! E é o bispo que cuida dessa parte onde o futuro da Igreja fica garantido”.

Lindamir Varela também expressou o sentimento da caravana ao se despedir do bispo: “Estamos trazendo um presente para a Campanha. D. Walter é uma pessoa acessível, uma pessoa organizada, uma pessoa que tem um carisma excepcional, uma pessoa que tem uma espiritualidade sem discrição. Ele é o presente que nós estamos dando. Nosso coração ficou muito triste quando soubermos da notícia que perdemos ele. Mas a alegria de saber que está voltando para a terra natal, a alegria de saber que ele está perto, mais próximo da família, isso nos consola um pouquinho. Mas ele realmente é uma pessoa excepcional. Ele é um presente de Deus para vocês. Então, a gente reza sempre por ele. Vamos rezar pela missão dele aqui, porque vocês vão ver que ele é fantástico!”

Flávio Maia – Pascom Diocesana

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também