Caros irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem!
O Tribunal Eclesiástico da Diocese da Campanha já possui 15 anos da sua ereção canônica, foi instituído por Dom Diamantino Prata de Carvalho, hoje bispo emérito desta Igreja. Este Tribunal tem sido um instrumento fundamental para a administração da justiça eclesial em nossa diocese, atendendo às necessidades do nosso tempo e promovendo a misericórdia de Deus, especialmente no discernimento das causas matrimoniais. O Evangelho de Mateus 5,20-26 nos lembra de que a justiça de Deus deve ser maior do que a dos fariseus, ou seja, ela não é apenas exterior, mas deve ser vivida de maneira profunda e verdadeira.
O Tribunal Eclesiástico, ao aplicar as leis da Igreja, busca refletir essa justiça que é acompanhada de misericórdia, que não condena, mas ajuda a reconciliar e a restaurar. Contamos como uma vasta equipe que ao exercer suas funções específicas junto ao Tribunal Diocesano da Campanha, com dedicação e fé, contribuem para essa missão de serviço à Igreja, e sempre pedimos a interseção da bem aventurada Virgem Maria Mãe de Deus e da Igreja! Por nós aqui invocada como “Espelho da Justiça”. Para que continue a guiar esse trabalho, para que a justiça de Deus seja sempre feita com sabedoria, compaixão e verdade.
O Tribunal Eclesiástico é um órgão judiciário da Igreja católica, conforme o Código de Direito Canônico, que visa administrar a justiça canônica entre fiéis cristãos, resolvendo litígios e conflitos através de meios técnicos jurídicos, inspirado pelo amor à verdade e pela missão de salvar as almas, o Tribunal atua como uma Instância de acolhimento, misericórdia e caridade, não para punir, mas para servir ao cuidado pastoral. Especificamente, o Tribunal Eclesiástico Diocesano decide, em primeira Instância, causas como a validade matrimonial e questões disciplinares dentro de uma Diocese.
Na Diocese da Campanha, o Tribunal Eclesiástico foi criado no dia 19 de março do ano de 2010 pelo Bispo emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM e instalado em 1º de julho do mesmo ano, para atender ás necessidades pastorais e à administração da justiça eclesial na região. Hoje nosso Tribunal tem como Moderador o Exmo. Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz e como Vigário Judicial o Revmo. Cônego Me. José Douglas Baroni, que juntamente com os juízes Auditores, Defensores do Vínculo, Peritos e Notários conduzem o bom andamento das causas processuais de Nulidade Matrimonial de Nossa Diocese, sempre visando o bem estar do povo Deus e a salvação das almas, sendo respaldados pelo Código de Direito Canônico e buscando sempre estar em sintonia com os desígnios do santo Padre o Papa Francisco.
Côn. Me. José Douglas Baroni – Vigário Judicial
José Marciano da Fonseca Lemes – Notário







