Diocese
da Campanha

/
/
/
SETOR JUVENTUDE REALIZA FORMAÇÃO BÍBLIA JOVEM

SETOR JUVENTUDE REALIZA FORMAÇÃO BÍBLIA JOVEM

Biblia Jovem 1Aconteceu no dia 23 de fevereiro na Igreja de Santa Maria da Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha-MG, o encontro de formação sobre a “Bíblia Jovem”, organizado pelo Setor Juventude da Diocese da Campanha. Foi um grande sucesso! Tivemos a participação de 42 paróquias da diocese (60% das paróquias!) e a presença de quase 150 jovens. A expectativa, por ter sido realizado pela primeira vez, foi totalmente superada.

O encontro se deu em cinco momentos. No período da manhã, iniciou-se com uma oração na qual os jovens rezaram o Ofício Divino da Juventude, contemplando os vários carismas. A formação foi assessorada pelo jovem Diego Ramon Novaes Ferraz, enviado pela Editora Paulus.

Já na primeira parte da formação bíblica, Diego palestrou sobre a importância da Sagrada Escritura e sua origem, desde os textos sagrados, perpassando por sua compilação, até chegarmos à Bíblia Jovem – razão dos estudos desse encontro.

Em um segundo momento, o assessor prosseguiu mostrando que a Bíblia Jovem é um desejo do Papa Francisco e que foi o resultado de várias reuniões de jovens do mundo todo. Em seu conteúdo, ela engloba várias curiosidades, palavras de santos e trechos de documentos da Igreja. Ela veio como um incentivo para que os jovens se aproximem mais da Palavra de Deus.

Durante o período da tarde – após o almoço- Padre Aylton, assessor do Setor Juventude Diocesano, iniciou um terceiro momento explicando o que é e qual a importância dos Círculos Bíblicos e o desejo dele e do Setor Juventude de os estabelecer na Diocese da Campanha. Em seguida, houve uma votação para a implantação desses Círculos para jovens na Diocese, obtendo unanimidade das paróquias presentes. Dessa maneira, foi firmado o propósito de usar no ano de 2020 os Círculos Bíblicos Jovem, cujo subsídio será enviado a todas as paróquias da Diocese que desejarem fazer parte deste projeto.

O palestrante Diego concluiu o encontro com o evangelho de São Lucas, mostrando seu contexto histórico e a inclinação do evangelista para os marginalizados da época, especialmente os mais pobres; reforçando assim, o pedido do Papa Francisco para que sejamos uma igreja em saída.

E por fim, o assessor ministrou um pequeno curso sobre a Lectio Divina (leitura orante da Bíblia), à luz da Bíblia Jovem. Ensinou os passos necessários para conquistar a intimidade com Deus e com sua Palavra, porque, segundo ele, a melhor forma de conhecer algo é através da assiduidade e compromisso exigidos na Leitura Orante.

Diego Ramon, que assessorou esta formação, soube conduzir suas falas de maneira dinâmica e objetiva, tornando seus ensinamentos leves e fáceis de serem assimilados. Por ser também jovem, agiu de maneira interativa, conseguindo assim, prender a atenção da juventude, levando-os a quererem sua volta e o aplaudirem efusivamente de pé.

De uma forma geral, os jovens da Diocese da Campanha demonstraram entusiasmo e interesse na formação e utilização da “Bíblia Jovem”. Assim, foi possível perceber que a Igreja Católica está viva e atuante em sua juventude e que o futuro pode e deve ser protagonizado pelos jovens. Afinal, como disse nosso Sumo Pontífice, “Deus é jovem e ama os jovens”.

Setor Juventude Diocesano

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

https://www.facebook.com/share/p/HjPuaeUp3LorxymX/  
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos