Entre os dias 7 e 14 de janeiro, reuniram-se na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Elói Mendes/MG, os seminaristas da etapa Configurativa para o trabalho missionário anual. Teve início com a Santa Missa na Matriz da comunidade paroquial, onde padre Cássio, administrador paroquial, nos acolheu e ressaltou a importância de estarmos configurados ao Cristo Bom Pastor, Aquele que caminha e que é Verdade e Vida.
Na oportunidade da semana corrente, tivemos a graça de visitar famílias e abençoá-las, levando a Palavra de Deus e seus ensinamentos. No final da tarde, rezávamos, na zona rural, a Celebração da Palavra e na zona urbana a celebração da Santa Missa seguida de uma formação.
Em nossas vidas, a missão ocupa um lugar primordial, pois a Igreja é missionária por ordem de Cristo no dom do Espírito Santo que enunciou ir pelo mundo inteiro e evangelizar a todas as criaturas (cf. Mc 16, 15). Ela é a vida de todo homem que segue os passos de Cristo e ama sua Igreja, sendo capaz de levar uma vida de valorização do próximo, de participação e, sobretudo, de comunhão com Deus e com os outros homens.
“O Povo santo de Deus participa do múnus profético de Cristo” (LG 12,35), por isso, ele precisava e ainda precisa ser ouvido e acolhido, seja na Igreja ou, até mesmo, dentro de sua própria casa e este foi o pedido do pároco feito aos seminaristas na reunião preparatória.
A semana missionária encerrou-se no domingo (14) com a missa das 10h, antecedida por uma caminhada. Quis a providência divina que o texto sagrado fosse o de Samuel, manifestando nos missionários o ardor pela vocação e nos leigos que nos acolhiam, o desejo de participarem, ainda mais, do Corpo Místico de Cristo, pois “Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras” (1Sm 3, 19).
Rian Luiz Martins – 2º ano da etapa Configurativa (Teologia)