Diocese
da Campanha

/
/
Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Monsenhor Paulo

Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Monsenhor Paulo

foto30A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realizou neste sábado, dia 05 de novembro, às 10:00h, a celebração da Crisma para 121 jovens e adultos das zonas urbana e rural, na Igreja Matriz., em Monsenhor Paulo, MG. A cerimônia foi presidida pelo Cônego Douglas José Baroni, Vigário Geral e contou também com a presença do Diácono Cleiton.

Cônego José Douglas Baroni iniciou a celebração expressando a alegria de estar presidindo essa celebração, cumprimentando o jovem Diácono Cleiton, os crismandos, os catequistas e toda a comunidade.

Iniciou sua Homilia, dizendo que celebrar o Sacramento da Crisma é assumir a maturidade cristã; é fazer a opção por viver intensamente a vida cristã. Através de  leituras do  Espírito Santo, Dom de Deus, defensor, guia, intérprete da linguagem de Deus, que sustenta o nosso “permanecer” em Cristo, do compromisso dos crismados na vida da comunidade eclesial, desafiando-os a levar Cristo para todos. Parafraseou Papa Francisco, quando acolhemos em nós o Espírito Santo, o próprio Cristo faz-se presente e toma forma na nossa vida; será Ele que através de nós rezará, infundirá consolação, far-se-á próximo aos necessitados, criará união e semeará a paz. Rogou a Imaculada Conceição para que sejamos mais sensíveis e dóceis ao amor do Espírito Santo; que nos faça discípulos autênticos e que nós levemos a essência do amor a todos os necessitados. E terminou dizendo Eis a luz de Cristo. Que essa luz ilumine as nossas vidas. e, com a graça do Espírito Santo, comprometamo-nos a comunicar a Misericórdia de Deus a todos os homens, praticando as obras que o Espírito suscita em cada um para o bem comum de todo o povo fiel de Deus.

Cônego Douglas José Baroni segue explicando o Rito da Crisma.

Os crismandos estavam conscientes da grandeza e responsabilidade do Sacramento que recebiam e participaram de todo o Rito da Crisma e da Santa Missa, dentro da qual fizeram sua Confirmação na Fé Católica.

A animação ficou por conta do Ministério de Música.

A Coordenadora da Pastoral Catequética, Lenusa Mariana Mendes Ribeiro, se dirigiu aos crismados dizendo que após uma caminhada de preparação, hoje, receberam o tão esperado Sacramento da Confirmação. Daqui pra frente peçamos ao Divino Espírito Santo que nos conduza a prática dos bons costumes e a firme decisão de se engajarem em nossas pastorais, grupos e movimentos, assumindo dessa forma o compromisso de Jovens Missionários e Discípulos de Jesus. Em seguida agradeceu a presença e disponibilidade do Cônego José Douglas Baroni, do Diácono, Cleiton, do pároco, padre Alzir pela dedicação , orientação e apoio; dos catequistas que com amor e perseverança acompanharam e estimularam os jovens durante o processo de formação;  dos membros de todas as outras pastorais envolvidos e a todos que também, de alguma forma, colaboraram para o desenvolvimento do processo catequético dos crismandos.

Ao final, o Cônego José Douglas Baroni desejou aos crismados uma vida nova, com o impulso do Espírito Santo e agradeceu a todos os pais, mães, padrinhos, madrinhas, pelo empenho na missão, bem como todos os catequistas da Paróquia, os quais foram abraçados pessoalmente.

 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Entre os dias 15 e 18 de julho aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 7° Encontro de Formação Litúrgica para