No dia 21 de setembro de 2024, tivemos a 44ª Romaria Nacional da Pastoral do Surdo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida/SP.
Com o apoio do Pe. Roberto Antônio Nogueira, nosso diretor diocesano, e da Mitra da Diocese da Campanha, fretamos um ônibus e convidamos as Pastorais das cidades vizinhas para se juntar a nós.
No dia 20/09, às 23h saímos de Varginha rumo à Aparecida. No ônibus, estavam surdos e intérpretes de Varginha, Três Corações, Baependi e Nepomuceno.
Na parte da manhã, participamos da gravação do Programa “Sábado no Santuário”. Houve uma entrevista com os coordenadores nacionais da Pastoral do Surdo. Eles contaram sobre a origem da Pastoral, como funciona e os projetos que almejam para 2024/2025.
Às 13h30, embaixo dos Sinos da Basílica, os surdos de todo Brasil foram acolhidos pelo Pe. Wilson Czaia, pela irmãs de Caridade e pela coordenadora Nacional dos Surdos Thais Helen Cortez.
Os Surdos da nossa Diocese gostam muito do Pe. Wilson, pois ele é o único padre surdo do Brasil. Ele celebra a missa em Libras, por isso os surdos se sentem mais próximos e acolhidos.
Logo depois, houve a foto oficial da Romaria 2024.
Às 16h, encerramos a Romaria com a Santa Missa. Imaginem a Basílica cheia de Surdos e intérpretes! Foi emocionante de se ver.
Na Missa o bispo responsável pela Pastoral do Surdo, pediu orações para que mais intérpretes se sintam tocados e iniciem em suas cidades a acessibilidade. Infelizmente em nossa diocese, poucas cidades mantiveram a Pastoral depois da pandemia.
No dia 26 de setembro comemoramos o dia do Surdo. Iremos realizar na Igreja do Mártir São Sebastião, em Varginha, às 19h uma missa especial com toda a Pastoral.
Luciana Amancio – Equipe Diocesana da Pastoral dos Surdos