No dia 23 de janeiro de 2026 a comunidade nepomucenense, especialmente os membros da paróquia São João Nepomuceno, foram agraciados por uma bela celebração que marcou a história de fé deste povo. Neste dia, foi entregue e fixada na Igreja Matriz da Paróquia a cruz que contém uma pedra do local de nascimento do patrono do município de Nepomuceno, São João Nepomuceno.
Este presente chegou à comunidade ainda no ano de 2024 através do Poder Legislativo e foi oficialmente entregue a comunidade de Nepomuceno no dia 23 de janeiro. Em uma celebração na Igreja Matriz, a comunidade católica, na pessoa do Pe. Heitor Aparecido Rafael, administrador paroquial, participou do evento cívico-religioso com a presença da Embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, além das autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município.
Neste momento marcante, o governo municipal, representado em todas as suas instâncias, reafirmou seu pedido de intercessão ao mártir padroeiro, São João Nepomuceno. Nascido no século XIV na então Boêmia, em uma cidade chamada Nepomuk, hoje República Tcheca, João foi sacerdote, pároco e confessor. Por ser proeminente em seu ministério, foi chamado a ser membro da corte do rei Wenceslau IV. Estando diante das incoerências do poder do rei, João se posicionou em atitude de denúncia profética, mas a causa maior de seu martírio foi ter guardado o segredo sacramental da confissão da rainha Joana. O rei desconfiava da fidelidade conjugal de sua esposa e por não querer revelar a matéria de confissão da rainha e denunciar a corrupção do rei, João de Nepomuk foi martirizado jogado acorrentado no rio Moldava.
São João Nepomuceno é padroeiro dos confessores, dos que sofrem injúrias e calúnias, dos construtores de pontes, dos afogados, da República Tcheca e de outros munícipios brasileiros e para nós filhos e filhas da Diocese da Campanha, de forma especial, padroeiro da paróquia de Nepomuceno.
A celebração que ocorreu na sexta-feira, dia 23 de janeiro, é expressão da devoção e fidelidade do povo católico de Nepomuceno que honra seu padroeiro e, juntamente com seus governantes, pede sua intercessão e proteção.
Diác. Iuri C. Santos – Paróquia São João Nepomuceno
