PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE (LAMBARI/MG)

matriz-lambari

-A devoção da cidade das Águas Virtuosas-
Contam que, por volta do ano de 1870, na cidade de Campanha, um africano de nome Antônio de Araújo Dantas, revelou ao moço de nome Tancredo a existência de águas curativas, que existiam atrás da serra, numa nascente perto de um riacho.
Tancredo era noivo da moça de nome Cecília, filha de Antônio Alves Trancozo, que submetia a filha a longo tratamento médico, mas já sem esperança de curá-la.
Tancredo insiste com o futuro sogro para ir ao lugar e levar a filha, este aquiesceu e resolve vir em busca da cura por meio das águas virtuosas.
Aqui ficou por algum tempo e sua filha com o uso das águas durante uns 20 dias apenas, nada mais sentia de seus antigos males. Uma vez curada, procura Antônio de Araújo Dantas para agradecer-lhe a indicação das águas, ao que ele responde: "- Ah... Estás vendo? Vieste doente e agora estás forte! Carece
agradecer a Virgem!" Cecília radicou-se ao lugar por uma afeição de grande agradecimento e, devota que era de Virgem Maria, pediu a seu pai para construir uma capela, sob a evocação de Nossa Senhora da Saúde, na qual, após a bênção pelo Capelão da Campanha, se realizou o seu casamento com Trancredo.

-Cronologia e Informações-
Em 1809, já era conhecida como tal a “Paragem da Água Virtuosa”. Logo depois, aparece o nome “Águas Virtuosas”, que subsistiu até 1930 quando então mudou para Lambari. Em 1832,foi escolhido o local para a edificação de um templo, dedicado a Nossa Senhora da Saúde, a padroeira. Com o loteamento e venda dos terrenos, foi grande a afluência dos visitantes que ali procuravam a saúde. De outra parte, julgaram por bem as autoridades da Província em eleva-la ao título de Paróquia, o que foi efetivado pela Lei Mineira de n° 487,de 28 de junho de 1850.

Criada em 14/06/1850
Comunidades Rurais: 11
Comunidades Urbanas: 10
Praça N.Sra. da Saúde, 258
Cep: 37480-000
Fone/Fax: 35 3271-1049
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.paroquiasenhoradasaude.com.br/
Pároco: Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva
Vigário Paroquial: Pe. Douglas Hilário Vieira
Auxiliar: Diác. Antônio Tadeu Matos

fb icon-icons.com 62768  instagram icon-icons.com 62767 1

 Horários das Celebrações das Santas Missas

Sábado: 19h
Domingo: 07h, 09h, 11h e 19h

Sky Bet by bettingy.com