Subsídios litúrgico-celebrativos para a Celebração da Palavra de Deus na Semana Santa

pastoral liturgica somente logopastoral-liturgica-logo

Revmos. Sres. Padres,
Revdos. Sres. Diáconos permanentes e transitórios,
Estimados seminaristas e
Prezados leigos (as) presidentes da Celebração da Palavra de Deus,

O Mistério Pascal de Cristo, que estamos prestes a celebrar mais uma vez, é o coração da vida da Igreja e, por isso, merece ser bem celebrado em todas comunidades cristãs, mesmo naquelas em que a ausência de presbíteros não permite a celebração plena de todos os ritos da Semana Santa e, ainda, do Sagrado Tríduo Pascal.

Em nossa Diocese da Campanha muitas comunidades, sobretudo rurais, encontram-se nessa situação em que não é possível realizar a celebração da Páscoa na plenitude da sacramentalidade litúrgica, não obstante o grande número de presbíteros que para cá acorrem nesta época do ano.

Outrossim, nossa Diocese, já de longa data, teve sempre grande apreço pela Celebração da Palavra de Deus que é realizada muitas vezes por ministros (as) leigos (as) que suprem, segundo as possibilidades, a ausência do ministério presbiteral, sobretudo no domingo, o dia do Senhor. Essa mentalidade de colaboração dos fiéis leigos com o ministério dos sacerdotes já foi enfatizada e orientada no documento “Instrução acerca de algumas questões sobre a colaboração dos fiéis leigos no sagrado ministério dos sacerdotes”, do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, da Santa Sé. No Brasil, com o Doc. 108 da CNBB, “Ministério e Celebração da Palavra”, essa consciência de recuperar a importância da Celebração da Palavra de Deus e da responsabilidade dos fiéis leigos, devidamente escolhidos e preparados para tal encargo, têm crescido bastante também entre nós.

Atentos à essa realidade, não querendo deixar nossas comunidades, neste tempo santo da Paixão e Ressurreição do Senhor, privadas das graças espirituais do Mistério Pascal, e atendendo à solicitação do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, a Pastoral Litúrgica Diocesana elaborou o material que chega agora às suas mãos: subsídios litúrgico-celebrativos para a Celebração da Palavra de Deus com a distribuição da Sagrada Comunhão, para todos os dias da Semana Santa.

Na elaboração das celebrações, procuramos diferenciá-las do rito da Missa, para que fique claro que existe uma substancial “distância” entre eles – enquanto a missa é Sacramento e a Celebração, Sacramental –, embora a simbologia e muitos elementos estejam ali incorporados. É preciso ficar claro para os fiéis que muitos dos elementos das celebrações são ritos sacramentais e, por isso sacerdotais, não devendo ser executados indiscriminadamente por quem não é sacerdote. Não se trata aqui de clericalismo ou supervalorização da condição sacerdotal, como se poderia pensar, mas sim de colocar as coisas no seu devido lugar e mostrar que a ritualidade da Igreja pode ser rica e criativa, quando cada um faz aquilo e só aquilo que lhe compete (cf. IGMR, 5), sem confundir os ministérios e as atribuições.

As celebrações foram pensadas em sintonia com o nosso folheto diocesano “O Dia do Senhor”, seguindo muitos dos cantos, e adaptando as preces e os comentários que estão no folheto da missa, bem como foram colocadas no estilho de um folheto para que todos os que quiserem possam providenciar impressões para o povo participar. Nos subsídios ora oferecidos encontram-se também, a título de sugestão e orientação, algumas reflexões para as celebrações e para os momentos da piedade popular tão presentes em nossa realidade, como “sobre o Encontro de Jesus e Maria”, ou as “dores/soledade de Maria” ao final das procissões.

Estas celebrações, por determinação do Sr. Bispo Diocesano, devem ser utilizadas tanto pelos leigos e leigas, quanto pelos seminaristas diocesanos e religiosos e pelos diáconos (permanentes e transitórios), neste caso alterando o que é específico a saber: as bênçãos e as saudações.

Na elaboração do material, muitas pessoas contribuíram, a quem deixamos a nossa gratidão: Pe. Edson Pereira Oliveira, Pe. Flávio Henrique Ribeiro, Pe. Marcus Vinícius Tertuliano Ribeiro, Pe. Rafael Sebastião da Silva e os seminaristas estagiários Tobias de Oliveira Coelho, Guilherme Augusto Portugal, Cleyton Weliton Fernandes e Gabriel Henrique da Silva.

Fazemos votos de que o material, elaborado com tanto carinho, e as Celebrações ora sugeridas ajudem o nosso povo com seus ministros a bem celebrar e participar dos frutos do Mistério Pascal de Cristo.

Todo o material para download se encontra no site da Diocese da Campanha: https://www.diocesedacampanha.org.br/portal/

Campanha, 19 de março de 2024.

Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Pe. Daniel Menezes Fernandes
Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica