Diocese
da Campanha

/
/
/
PASTORAL FAMILIAR SE APRESENTA NA SEGUNDA REUNIÃO DO SETOR FAMÍLIA

PASTORAL FAMILIAR SE APRESENTA NA SEGUNDA REUNIÃO DO SETOR FAMÍLIA

WhatsApp Image 2021-03-17 at 11.36.35

Aconteceu na noite de ontem, dia 16, através da plataforma Zoom, a segunda reunião do Setor Família da Diocese da Campanha, com a presença do Pe. Jean Poul Hansen coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luciano de Oliveira, assessor do ECC, estagiário Edson Cassiano, integrante da equipe diocesana da Pastoral Familiar, Mirian Cristiano, secretária diocesana de pastoral e dos casais: da Pastoral Familiar, Carlos e Celinha, coordenadores diocesanos, Renata e Sérgio, representantes da Forania N. Sra. das Fontes; Maurício e Cidinha, representantes da Catequese; das Equipes de Nossa Senhora, Ricardo e Christiane, Coralina e Alessandro; do Encontro de Casais com Cristo, Dênis e Rosilene, coordenadores diocesanos, João e Ângela, pela Forania N. Sra. de Fátima, Sebastião e Vanilda, pela Forania N. Sra. Aparecida.

Pe. Jean Poul destacou que o objetivo dessas reuniões é justamente o conhecimento mútuo e o reconhecimento que o que nos une é muito maior do que as diferenças de cada segmento. Em seguida, o casal Carlos e Celinha e o estagiário Edson fizeram a apresentação da Pastoral Familiar, seus objetivos, sua missão evangelizadora e sua estrutura organizacional na Igreja. A Pastoral Familiar nasceu oficialmente na Conferência do Episcopado Latino-americano em Puebla (1979), mas já estava concebida na Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II Gaudium et Spes (1964). Ali a Igreja chamava a atenção para o matrimônio e a família como uma das necessidades mais urgentes do mundo atual. No entanto, a Pastoral Familiar tomou forma na Exortação Apostólica Familiaris Consortio (1981), do Papa João Paulo II, onde recebeu estrutura e foram determinadas suas etapas, seus responsáveis e suas situações. Mais recentemente, com a publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (2016), pelo Papa Francisco, a pastoral ganhou nova fonte de espiritualidade, estudo e orientação para a ação junto às mais diversas configurações familiares que vêm surgindo com o passar do tempo.

No Brasil, atenta à nossa realidade, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB propõe que a Pastoral Familiar esteja organizada em três setores: Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais. O texto orientador da Pastoral Familiar no Brasil é o Documento 79 da CNBB: Diretório da Pastoral Familiar, aprovado na 42ª Assembléia Geral em abril de 2004 e publicado em 2005.

Concluindo, a Pastoral Familiar abrange todas as famílias e tem o propósito de defender e promover a pessoa em todas as etapas da vida, assim como, os valores cristãos do matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares, sem abarcar todo o trabalho pastoral da paróquia, mas articulando, compartilhando informações e estabelecendo pontos de diálogo com as demais pastorais e movimentos.

A próxima reunião está marcada para o dia 14 de abril e será a vez do ECC se apresentar.

Desejamos e esperamos que a partir dessa estreita relação pensada e realizada pela coordenação diocesana de pastoral, o Setor Família possa crescer qual árvore frondosa e oferecer bonitos frutos para o povo de Deus em nossa Diocese da Campanha.

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento, secretária diocesana de pastoral

 

 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

SOBRE O JUBILEU ORDINÁRIO DE 2025 “Spes non Confundit” – A esperança não decepciona” (Rm 5,5)   Aos presbíteros,