Foi Inácio Carlos da Silveira o fundador, no ano de 1732, de Conceição do Rio Verde. Campina do Rio Verde foi o primeiro nome do lugar. O primeiro batizado foi de Ana, celebrado pelo Pe. José de Matos. A primeira capela, certamente uma ermida, foi levantada exclusivamente por motivo de piedade em 1748.
Algum tempo mais tarde, em 1778, Damião Rodrigues Gomes e sua esposa doaram terrenos ao redor desta pequena Igreja, para a formação do patrimônio da mesma, posteriormente criada em 1839, cujo primeiro vigário foi o padre Francisco Antônio Grilo.
No dia 13 de fevereiro de 1974, a Igreja Matriz foi elevada à dignidade de Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição, pelo Papa São Paulo VI, por sua exuberante beleza arquitetônica. A cerimônia de instalação ocorreu no dia 30 de agosto do mesmo ano, com a presença de vários bispos e padres, sendo Dom Othon Motta, bispo diocesano da Campanha e Cônego Cândido Silva, pároco.
Criada em 09/03/1839
Comunidades Rurais: 05
Comunidades Urbanas: 07