“Nós te pedimos, ó Frei Galvão, a tua graça e proteção!” (Refrão do Hino a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão)
Ocorreu em nossa Paróquia entre os dias 16 e 25 de outubro a novena e festa em louvor a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. A paróquia situada em Varginha (MG) teve grande participação dos fiéis e devotos do primeiro santo genuinamente brasileiro.
“É muito bom ver a fé das pessoas e o carinho que têm com o nosso padroeiro. Sempre que vem chegando o mês de outubro fico muito feliz. Esse gostinho de vir à Igreja todos os dias e celebrar um santo que é tão próximo a nós, que por ser brasileiro, parece ser da família, ter vivido aqui há pouco tempo é uma honra muito grande!”. Disse uma paroquiana que já teve graças alcançadas por intercessão de Santo Frei Galvão.
No dia 25 de outubro, também comemorando 7 anos de Paróquia, a Solenidade de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, levou os devotos a lotar a Matriz às 19h. Presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha, com cantos de “viva Frei Galvão!” os fiéis elevaram preces e agradecimentos ao santo.
Nascido em 1739, em Guaratinguetá, Antônio Galvão, filho de Antônio França e Isabel Barros, sempre teve um carinho especial por Santa Ana, avó de Jesus. E após perder sua mãe precocemente, Antônio acrescenta o nome dela ao seu passando a ser reconhecido como Antônio de Sant’Anna Galvão.
Antônio foi construtor do Mosteiro da Luz, em São Paulo capital, e do Convento Santa Clara, em Sorocaba (SP).
As famosas pílulas surgiram após um homem com fortes dores causadas por cálculos renais pedir ajuda de Frei Galvão que pega três pedaços de papel e escreve neles a frase: “Após o parto, permaneceste Virgem, ó Mãe de Deus intercede por nós!” e ao ingeri-las o homem expeliu as pedras facilmente.
Diversos relatos sucedentes a este foram registrados e em 11 de maio de 2007, no Campo de Marte em São Paulo, o Papa Bento XVI canonizou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.
Que a exemplo de Frei Galvão, possamos ser cada vez mais unidos em prol daqueles que mais necessitam de nossas orações. Que o caminho a seguir seja de luz nos mandamentos e nos Passos de Jesus o povo em paz, em união, viva a vida em harmonia como irmãos.
Diego Fialho de Carvalho
Paróquia Santo Antônio de Sant’Anna Galvão – Varginha