/
/
/
Paróquia do Mártir São Sebastião de Varginha/MG realiza primeira peregrinação ecológica promovida pela Pastoral da Ecologia Integral

Paróquia do Mártir São Sebastião de Varginha/MG realiza primeira peregrinação ecológica promovida pela Pastoral da Ecologia Integral

No último domingo, dia 16 de março de 2025, a Paróquia São Sebastião, mártir, de Varginha/MG, promoveu, através da Pastoral da Ecologia Integral, a primeira caminhada penitencial ecológica, unindo-se à proposta contida conjunto de ações comunitárias do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é Fraternidade e Ecologia Integral, em favor da Casa Comum. A ação tem como objetivo conscientizar a comunidade acerca do cuidado com o meio ambiente e apresentar a proposta de uma conversão ecológica, conforme destaca o Santo Padre Francisco.

“Organizar retiros, caminhadas e Vias-Sacras ecológicas, com o objetivo de despertar a consciência socioambiental” (Texto-Base, p. 90). A partir disso, os integrantes da Pastoral da Ecologia Integral (PEI) prepararam, por meio de reuniões, estudos estratégicos e parcerias com outras pastorais, um plano de ação pastoral, e dentre as várias propostas, foi pensada a Caminhada Penitencial Ecológica. A intenção era aproveitar a oportunidade do cumprimento dos gestos espirituais quaresmais para refletir a comunidade acerca do cuidado com a Casa Comum, sobretudo no âmbito local. O Papa Francisco afirma na Laudate Deum que as pequenas ações são necessárias para que já na comunidade local se crie a necessidade de começar a fazer algo pelo meio ambiente, a conversão dos hábitos e o acompanhar das ações políticas que envolvam o tema da ecologia. Sabe-se ainda que ecologia integral não diz respeito tão somente à ecologia ambiental, mas que se trata de um grande compilado de várias dimensões da existência humana que estão em consonância com o restante da criação. Ainda na caminhada, várias reflexões foram feitas sobre o cuidado com o meio ambiente, a necessidade de se reciclar o que é considerado lixo, de um descarte consciente, do uso consciente da água e do comprometimento com a pauta ambiental. Além disso, como símbolo do compromisso da Pastoral da Ecologia Integral, foram plantadas seis mudas de árvore – de diferentes espécies – em locais estratégicos durante o percurso da peregrinação. A Pastoral já havia promovido semanas antes encontros e reuniões com a Secretaria do Meio Ambiente de Varginha (SEMEA) para articular essa e outras ações ecológicas. Cerca de setenta pessoas participaram da peregrinação, que culminou com a Santa Missa na comunidade São José, do Campestre, às 10h daquele mesmo dia.

Essa é uma das propostas promovidas pela Pastoral da Ecologia Integral, e ela sinaliza o esforço de cada integrante por um mundo mais sustentável para as gerações futuras e a nossa preocupação pelo cuidado com a criação de Deus, haja vista que “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Gyan Morais Silveira

Seminarista no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores – Etapa Discipular

REFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB (Brasil). Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral (org.). Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2025.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Laudate Deum: sobre a crise climática. Sobre            a             crise            climática.            2023.            Disponível       em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/20231004- laudate-deum.html. Acesso em: 17 mar. 2025.

 

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard