O nº 7 do Decreto Presbyterorum Ordinis indica que na Diocese existe entre o Bispo e os presbíteros uma comunhão hierárquica, em virtude da qual todos eles participam – em grau diverso – do único e idêntico sacerdócio e ministério constituindo um só presbitério. Esta unidade de missão quis concretizar-se com a criação de um organismo ou senado de sacerdotes, que representem o presbitério e que possa ajudar eficazmente com os seus conselhos o Bispo, no governo da Diocese.
Portanto, instituiu-se pelo Concílio Vaticano II o Conselho Presbiteral e as primeiras normas jurídicas foram estabelecidas por Paulo VI, pela Carta Apostólica Ecclesiae Sanctae (06.08.1966). Trata-se de uma instituição de caráter obrigatório e de exclusivo âmbito diocesano, que como órgão consultivo, tem a missão de aconselhar o Bispo nos problemas pastorais concernentes ao exercício da jurisdição. Não pode ser denominado Conselho Presbiteral qualquer reunião de sacerdotes, ou seja, a unidade da Diocese e do presbitério exige a existência de um Conselho Presbiteral orgânica e institucionalmente único para toda a Igreja Particular. Ademais, assinala-se que o Conselho Presbiteral deve representar o presbitério, contudo, é uma representação mais moral do que estritamente quantitativa. Deve ser reflexo de todo presbitério e da variedade de funções, situações e ofícios que nele se dão.
Na Diocese da Campanha, hoje, presididos pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, fazem parte do Conselho Presbiteral os Revmos.
- † Dom Pedro Cunha Cruz
- Côn. Bruno César Dias Graciano
- Côn.Luzair Coelho de Abreu
- Côn. José Douglas Baroni
- Pe. Alex José Adão
- Pe. Edson Pereira de Oliveira
- Pe. Elias Tadeu de Souza
- Pe. Ivan de Souza Carvalho
- Pe. Jean Steferson Pereira
- Pe. José Luís de Gouvêa, scj
- Pe. Rafael Reis Soares
- Pe. Roberto Antônio Nogueira
- Pe. Leandro Gomes Portugal
Órgão consultivo que participa da natureza do Conselho Presbiteral do qual procede, e que pela sua composição mais reduzida e facilidade de convocação, permite a assistência ao Bispo de forma continuada e, sobretudo, nos assuntos de governo de maior urgência. Algumas vezes, o seu ditame é de caráter vinculante e em muitos casos deve ser preceptivamente consultado pelo Bispo.
O Colégio de Consultores desempenha a função de uma Comissão Permanente do Conselho Presbiteral. É constituído por presbíteros, em número não inferior a seis e não superior a doze, livremente escolhidos pelo Bispo Diocesano entre os membros do Conselho Presbiteral. Se um membro do Colégio dos Consultores renunciar à sua função ou vier a falecer, o Bispo não está obrigado a nomear um substituto, conquanto o número mínimo de seis membros seja mantido.
O Colégio dos Consultores será sempre convocado pelo Bispo Diocesano ou por quem o substitui, conforme o Direito. A participação às reuniões é obrigatória e preferencial para todos os membros do Colégio dos Consultores. Quando um membro faltar, deve justificar, por escrito, sua ausência, com alegação dos motivos impedientes, sob pena de advertência ou outra sanção prevista no Estatuto ou determinada pelo Bispo.
Na Diocese da Campanha, hoje, participam do Colégio dos Consultores os Revmos.
- Côn. Bruno César Dias Graciano
- Côn. José Douglas Baroni
- Côn. Luzair Coelho de Abreu
- Pe. Elias Tadeu de Souza
- Pe. Ivan de Souza Carvalho
- Pe. Jean Steferson Pereira
- Pe. Rafael dos Reis Soares
Na Diocese da Campanha, hoje, presididos pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, fazem parte do Conselho Diocesano de Pastoral – CODIPA
- Coordenador: Pe. Jean Steferson Pereira
- Composição: Bispo, Vigário Geral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Secretária Diocesana de Pastoral, Vigários Forâneos e os Leigos representantes das foranias, os quatro Animadores Pastorais e a/o Religioso/a representante do Núcleo CRB.
Na Diocese da Campanha, hoje, presididos pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, fazem parte do Conselho Administrativo Diocesano – CAD.
- † Dom Pedro Cunha Cruz
- Côn. Wanderlei P. do nascimento
- Pe. Alexandre Costa Solaira
- Pe. Edson Cassiano Lopes
- Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva
- Pe. Ednaldo Barbosa
- Pe. Edson Oliveira Penha
- Pe. Lucas Reis Pereira
- Pe. Rafael dos Reis Soares
- Pe. Guilherme da Costa V. Gouvêa
Diácono Permanente:
- Diác. Márcio Rafael Gonçalves
Leigos:
- Carlos Henrique Melo Ramos
- José Francisco da Silva
Leigos Assessores:
- Alencar de Souza Filgueiras (Engenheiro – Varginha)
- Dr. Álvaro Maia Custódio (Advogado – Campanha)
- Igor Cazelato Pereira (Arquiteto – Varginha)
Na Diocese da Campanha, hoje, presididos pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, fazem parte do Conselho Diocesano de Formação Presbiteral .
- † Dom Pedro Cunha Cruz
- Pe. Sandro Araújo
- Pe. Leandro Gomes Portugal
- Pe. Ivan de Souza Carvalho
Arcediago: Côn. Luzair Coelho de Abreu
Arcipreste: Côn. José Douglas Baroni
Chantre: Côn. Marcos Antônio Menezes Thomaz
Tesoureiro-mor: Côn. Bruno César Dias Graciano – Côn. João Luís da Silva – Côn. Sérgio Roberto Monteiro – Côn. Wanderley Procópio do Nascimento