Diocese
da Campanha

/
/
/
Novena e Festa do Beato Pe. Victor: 119 Anos de Esperança

Novena e Festa do Beato Pe. Victor: 119 Anos de Esperança

Pe. Victor, na oração, nutria a esperança.

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

(Rm 12,12)

 

Em Três Pontas, toda a diocese da Campanha, a comunidade, romeiros e peregrinos se uniram para celebrar a novena e festa em honra ao Beato Francisco de Paula Victor, um momento de fé e devoção que este ano teve como tema “Padre Victor, na oração, nutria a esperança” e como lema: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” (Rm 12, 12).

A festividade, que marca os 119 anos de sua morte, foi uma oportunidade para recordar a vida e o legado desse sacerdote, conhecido como o Anjo Tutelar de Três Pontas.

Durante a novena, que antecedeu a festa, os fiéis se uniram em oração, refletindo sobre a importância da esperança em tempos de dificuldades. Cada dia foi dedicado a uma meditação que resgatou a profunda espiritualidade de Padre Victor, ressaltando como sua vida de oração o transformou em exemplo para seus devotos e peregrinos, exortando-os a manter a esperança e a perseverança mesmo diante das tribulações e dos reveses da vida.

Antecedendo a novena preparatória para celebrar a memória do Sacerdote da Caridade, as festividades iniciaram-se com a celebração da Eucaristia no Carmelo São José, seguida da tradicional carreata com a imagem e as Relíquias do Beato, pelas ruas da cidade e bênção dos veículos em frente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda; durante todos os dias da novena, tivemos procissões diárias nas madrugadas e missas em vários horários, culminando com a procissão luminosa no encerramento da novena, com grande participação dos seus fieis devotos, padres e seminaristas de nossa Diocese.

Neste Ano da Oração, convocado pelo nosso amado Papa Francisco, em preparação para o Jubileu da Esperança, em 2025, renovemos nossa fé, esperança e ardor missionário, e conforme destacou nosso Bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, em sua homilia na missa celebrada na manhã do dia 23, procuremos viver as três virtudes necessárias que o Padre Victor nos ensina: a oração, o zelo e a caridade, deixando-nos ainda o convite para cultivar a esperança, fortalecendo a fé em dias melhores, conforme sempre fez o Beato.

A novena e a festa deste ano não foram apenas uma lembrança de sua morte, mas uma renovação da esperança que Pe. Victor tanto defendia.

Que as lições do Beato Francisco de Paula Victor continuem a inspirar todos na constância da oração, confiar e agir com amor, nutrindo a esperança em seus corações e na comunidade.

Beato Pe. Victor, Anjo Tutelar de Três Pontas, rogai por nós!

 

Sonia Montuani – Pascom Paróquia Santuário Nossa Senhora d’Ajuda

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Com alegria, o Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) de nossa Diocese realizou nos dias 27 a 29 de