Vivenciando as alegrias do mês vocacional, nossa Diocese da Campanha/MG, ganhou no último sábado (17), mais cinco diáconos para o serviço do Evangelho, numa linda celebração Eucarística presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, e concelebrada por muitos padres de nossa Diocese, bem como de outras Dioceses, na Paróquia Sagrada Família, em Três Corações/MG e com um número expressivo de fiéis. Dos cinco Diáconos quatro são transitórios: Diácono Cleyton Weliton Fernandes, Diácono Gabriel Henrique da Silva, Diácono Guilherme Augusto Portugal e Diácono Tobias de Oliveira Coelho; e um Permanente, o Diácono Marcos Vinicius Leite. O lema que escolheram para nortear o ministério diaconal foi: Apresentamo-nos como servos, por causa de Jesus, extraído da 2ª Epistola de São Paulo aos Coríntios, bem próximo da conhecida expressão do apóstolo, que compara o Evangelho de Jesus a um tesouro trazido em vaso de argila.
O Diácono Cleyton Weliton Fernandes, nascido em Natércia MG, aos 27 de maio de 1994, filho do Sr. José Menino Fernandes e da Sra. Catarina Aparecida Fernandes, falecida há cerca de 2 anos. Seus irmãos são Carlos Henrique Fernandes e José Antonio Fernandes. Celebrou todos os sacramentos na Iniciação Cristã em sua Paróquia de Origem – Santa Catarina de Alexandria em Natércia e ingressou no Seminário Propedêutico São Pio X em 26 de janeiro do ano de 2015. Entre os anos de 2016 e 2018 cursou filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores em Campanha e em seguida, Teologia entre os anos de 2019 e 2023, em Pouso Alegre. Marcou presença nos finais de semana, para trabalhos pastorais nas seguintes Paróquias: Nossa Senhora d’Ajuda em Três Pontas; São Bento Abade; São Sebastião em Varginha; Sagrado Coração de Jesus em Três Corações; Nossa Senhora da Conceição em Careaçu e ultimamente na Região Pastoral Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no Itaci.
O Diácono Gabriel Henrique da Silva nasceu em Varginha, no dia 20 de novembro de 1997. Seus pais são o Sr. José Marcos da Silva e a Sra. Isabel Cristina Soares da Silva. Seus Irmãos Guilherme Vitor da Silva e Gabriele Aparecida da Silva – falecida. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Varginha e naquela mesma cidade fez sua inserção na Vida Eucarística e a crisma. Seu ingresso no seminário se deu em 10 de fevereiro de 2016, na etapa do propedêutico. Entre 2017 e 2019 fez os estudos filosóficos em Campanha, no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores e a teologia aconteceu em Pouso Alegre, entre os anos de 2020 e 2023. Realizou trabalhos pastorais nas Paróquias São Sebastião de Cruzília, São Bento Abade, Nossa Senhora da Saúde em Lambari e na Região Pastoral Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no itaci.
O Diácono Guilherme Augusto Portugal é filho da cidade de Campos Gerais. Nasceu no dia 02 de junho de 1994 e é o primogênito do casal José de Arimatéia Portugal e de Ana Maria Silva Portugal. Seus Irmãos são Natiely Portugal e Gustavo Portugal. Recebeu o banho batismal das mãos do saudoso Monsenhor Osório, fez sua primeira Comunhão na Capela Nossa Senhora do Rosário e foi crismado por Dom Diamantino Prata de Carvalho igualmente na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Campos Gerais. Sua entrada no Seminário Propedêutico foi no dia 10 de fevereiro de 2016 e, na mesma cidade de Campanha fez a etapa discipular entre os anos de 2017 e 2019, passando em seguida para a chamada etapa configurativa, quando cursou Teologia na Comunidade Teológica Senhora do Carmo, em Pouso Alegre. Realizou trabalhos pastorais nas Paróquias Imaculada Conceição em Varginha; São Tomé das Letras; Nossa Senhora Aparecida em Eloi Mendes; Nossa Senhora Aparecida em Três Pontas; aqui na Paróquia Sagrada Família e por fim o estágio pastoral na Região Pastoral Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Itaci.
O Diácono Tobias de Oliveira Coelho também é natural da cidade de Campos Gerais, filho do Sr. Márcio de Oliveira Coelho – já falecido e da Sra. Suelene Aparecida Oliveira Coelho. Nasceu no dia 28 de fevereiro de 1998 e sua única irmã se chama Talita de Cássia Coelho. Tendo sido batizado no dia 19 de julho de 1998 e feito o início da Comunhão Eucarística em 10 de novembro de 2010, foi confirmado na fé em novembro de 2012. Sua entrada no Seminário Propedêutico também aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2016. No ano seguinte iniciou os estudos filosóficos, concluídos com êxito no final de 2019. Fez Teologia na morando na Comunidade Teológica Senhora do Carmo em Pouso Alegre entre os anos de 2020 e 2023. Durante as etapas da Filosofia e Teologia o acólito Tobias fez pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Boa Esperança; Nossa Senhora Aparecida em Três Pontas; Nossa Senhora da Conceição em Conceição das Pedras; Santa Isabel de Portugal em Heliodora; Nossa Senhora do Montserrat em Baependi e neste ano esteve no estágio pastoral na Região Pastoral Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no Itaci.
O Diácono Permanente Sr Marcos Vinicius Leite é nascido em Varginha, aos 18 de março de 1957 e teve 3 filhos: Miguel Diogo da Silva Leite, Marco Antônio da Silva Leite e Bruna Trindade Leite. Desde muito novo, já iniciou seus trabalhos na Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha, como coroinha, depois catequese sistemática, Catequese Batismal, Pastoral do Dízimo, coordenação do CPP e das Exéquias. Atualmente coordena o Projeto Dom e Luz da Pastoral Social e o Projeto da Iniciação cristã de Adultos e faz parte do Conselho Administrativo Paroquial, além do Ministério Extraordinário da Comunhão. Iniciou a Escola Diaconal São Lourenço Mártir em 1º de setembro de 2018.
O Diácono é constituído ministro da Palavra. Cabe a ele a proclamação litúrgica do Evangelho e a pregação, quando necessário. Aos Diáconos e a todos os ministros ordenados cabe a leitura atenta, orante e contínua da Palavra de Deus afim de que pessoal e comunitariamente a ela se configurem e nela crendo, anunciem, sobretudo, pelo testemunho. Desse modo, rezemos ao Senhor da Messe, que num determinado momento da vida destes vocacionados, fê-los parar e perceber que era decisivo e forte o apelo que vinha do céu, mas também da terra, para que os sustente na missão e peçamos ao Bom Pastor que envie, cada vez mais, bons operários para a sua messe.
Texto: Departamento Diocesano de Comunicação e Pe Joaquim Soares
Fotos: Pascom diocesana


















