/
/
/
Mensagem de Dom Pedro Cunha Cruz à Diocese da Campanha-MG

Mensagem de Dom Pedro Cunha Cruz à Diocese da Campanha-MG

“O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: Levanta-te depressa, coloca o cinto e calça tuas sandálias! Põe tua capa e vem comigo” (At 12, 7-8). Na solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo celebrada no domingo passado, percebemos a graça de Deus que passou na vida do apóstolo Pedro, e ele se colocou à disposição do plano de Deus, isto é, em atitude de prontidão e saída missionária. O Senhor protege e guia os que nele confiam.

Inspirado na riqueza e na beleza desta liturgia em que o apóstolo se revela dócil à ação do Espírito Santo, que age e protagoniza também a nossa missão de sucessores dos apóstolos, comunico aos queridos padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, consagrados e todo povo santo de Deus presente na Diocese da Campanha, que no dia 02 de julho de 2025 o Santo Padre, o Papa Leão XIV, me transferiu para a Diocese de Nova Friburgo no Estado do Rio de Janeiro. Com tremor e temor, aceitei esta missão que o Senhor da messe me confia.

Nestes dez anos que passei pastoreando este rebanho campanhense, que vai da Serra da Mantiqueira até o Lago de Furnas, não poderia ter outro sentimento que o de total gratidão a Deus que me possibilitou crescer no exercício do meu ministério em um fecundo pastoreio no qual aprendi mais do que ensinei e recebi mais do que dei. A forte religiosidade e hospitalidade do povo sul mineiro é de uma beleza ímpar. Cada experiência que vivi nestes anos carregarei para sempre no meu coração.

Agradeço profundamente pela amizade e fraternidade sacerdotal com o presbitério da Campanha. “Chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Aos queridos fiéis leigos e leigas, forças vivas de uma igreja sinodal, comunhão e participação, minha sincera gratidão. Aos meus irmãos bispos do Regional Leste 2, muito obrigado pela amizade e fraternidade. Parto com o coração repleto de alegria por ver uma igreja tão viva e dinâmica. Tenho certeza que a Igreja sempre terá um lugar central na vida de todos vocês. Somos apenas instrumentos de Deus no seio desta Igreja, pois é Deus que pelo seu Espírito faz crescer e frutificar tudo no corpo místico de seu Filho.

Conto com a oração de todos para que esta nova missão a mim confiada possa ser frutuosa; e que eu saiba conduzir bem o novo rebanho a Cristo, Bom e Eterno Pastor. Que sejamos todos, segundo os carismas, dons e ministérios, peregrinos de esperança. Meu muito obrigado a todos e que a Virgem do Carmo, os beatos Padre Victor e Nhá Chica intercedam por mim hoje e sempre. Amém!


D. Pedro Cunha Cruz
Bispo eleito da Diocese de Nova Friburgo-RJ

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também