/
/
/
João Luiz Pozzobon é reconhecido como Venerável pela Igreja

João Luiz Pozzobon é reconhecido como Venerável pela Igreja

A causa de beatificação do diácono brasileiro João Luiz Pozzobon avançou mais uma etapa significativa. No último dia 20 de junho de 2025, o Papa Leão XIV assinou o decreto que reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus, conferindo-lhe oficialmente o título de Venerável.

Esse reconhecimento marca um importante passo no processo de canonização: a comprovação de que Pozzobon viveu com heroísmo as virtudes da fé, esperança e caridade. A etapa seguinte exige a confirmação de um milagre atribuído à sua intercessão, para que possa ser declarado Beato.

Um legado de fé e missão

João Luiz Pozzobon nasceu em 12 de dezembro de 1904, em São João do Polêsine, no Rio Grande do Sul, e faleceu em 27 de junho de 1985, em Santa Maria (RS). Diácono permanente, esposo e pai de família, ele dedicou 35 anos de sua vida à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, percorrendo mais de 140 mil quilômetros com a imagem da Mãe Três Vezes Admirável aos ombros.

Seu trabalho missionário levou a imagem da Mãe Peregrina a famílias, escolas, presídios, hospitais e instituições públicas, promovendo a oração do terço e fortalecendo a fé católica nas comunidades visitadas.

Reconhecimento e promoção da causa

No contexto das celebrações dos 120 anos de nascimento de João Luiz Pozzobon, em 12 de dezembro de 2024, foram nomeados os primeiros Embaixadores Locais da Causa de Beatificação na Diocese da Campanha: Adilson Carlos Pedro e Rosilene Aparecida da Silva Pedro. Eles têm como missão tornar João Pozzobon mais conhecido e fomentar a devoção à Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Venerável é um título concedido a uma pessoa falecida cujas virtudes heroicas foram reconhecidas pela Igreja. Isso indica que viveu de forma exemplar e digna de admiração”, explicam os embaixadores.

A Positio, documento de 800 páginas que reúne os estudos sobre a vida e virtudes de Pozzobon, foi analisada e aprovada em março de 2025 pela Comissão Teológica do Dicastério para as Causas dos Santos, seguida por parecer favorável dos bispos e cardeais em 17 de junho.

E agora?

Com a promulgação do decreto, João Luiz Pozzobon passa a ser oficialmente venerável. O próximo passo é a investigação e comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão, necessário para a beatificação. Um segundo milagre, após a beatificação, poderá levá-lo à canonização como santo da Igreja Católica.

Colaboração: Adilson Carlos Pedro e Rosilene Aparecida da Silva Pedro

Embaixadores da Causa de Beatificação do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também